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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A INTERAÇÃO E AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMO MEDIADORES NA APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM AULAS DE INGLÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA Autor: PAULA SILVEIRA GARDEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA MARA GASTAO SALIES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8297
Catalogação: 15/05/2006 Liberação: 15/05/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8297&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8297&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8297
Resumo:
Título: A INTERAÇÃO E AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMO MEDIADORES NA APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM AULAS DE INGLÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA Autor: PAULA SILVEIRA GARDEL
Nº do Conteudo: 8297
Catalogação: 15/05/2006 Liberação: 15/05/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8297&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8297&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8297
Resumo:
Nesta dissertação, investigo o processo de aprendizagem
lexical em
segunda língua no contexto de uma sala de aula. Meu
objetivo é entender a
relação entre a interação em sala de aula e as atividades
de vocabulário do
material didático e como esses dois mediadores influenciam
a construção de
conhecimento lexical dos alunos. Para tal investigação,
conduzi trabalho de
campo em duas turmas de inglês básico constituídas de
alunos entre 12 e 13 anos.
Gravei e transcrevi em áudio e vídeo aulas de dois módulos
do programa para a
análise da interação. Analisei também as atividades de
vocabulário do material
impresso utilizado nas aulas (livro didático e material de
apoio). Dentre outros
achados, a análise indicou que alunos e professores
recorrem com freqüência a
práticas conversacionais como a conversa instrucional, o
andaimento e a
contribuição individual para a construção de significado.
Porém, isso
normalmente acontece quando há um afastamento da atividade
proposta do livro.
Também foi observado que o material didático cria o mapa
semântico para alunos
e professor, provendo o vocabulário e oportunidades para a
recuperação deste. De
uma forma geral, as atividades de vocabulário do livro
didático abrangem todos os
aspectos e níveis de conhecimento da palavra. No entanto,
as atividades de
vocabulário cuja proposta é o uso em contextos múltiplos
estão restritas à
apresentações orais e encenações, o que restringe o uso
espontâneo do
vocabulário aprendido.