XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COMO SE DÁ O PROCESSO DE LEITURA DE UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA?: O QUE OS MAPAS CONCEITUAIS E OS RESUMOS RETRATAM Autor: ADRIANA BAPTISTA MACHADO DE SA FREIRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA MARA GASTAO SALIES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7933
Catalogação: 17/03/2006 Liberação: 17/03/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7933&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7933&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7933
Resumo:
Título: COMO SE DÁ O PROCESSO DE LEITURA DE UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA?: O QUE OS MAPAS CONCEITUAIS E OS RESUMOS RETRATAM Autor: ADRIANA BAPTISTA MACHADO DE SA FREIRE
Nº do Conteudo: 7933
Catalogação: 17/03/2006 Liberação: 17/03/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7933&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7933&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7933
Resumo:
Vários estudos na área de leitura em Língua Materna vêm
sendo
publicados com o intuito de proporcionar maiores
oportunidades de
aprendizagem neste contexto. Diferentemente de trabalhos
anteriores, este
estudo busca investigar como os mapas conceituais, já
bastante utilizados em
outros contextos, se relacionam com o ensino de leitura
em
Língua Materna. O
estudo é de base etnográfica e analisa resumos feitos
pelos alunos em duas
fases: uma antes da intervenção e um após a intervenção.
Além disso,
triangula os dados advindos dos resumos com informações
de
entrevistas com
10 alunos que visam esclarecer como os textos foram
resumidos. Utilizamos
ainda notas de campo, o ranqueamento dos resumos em
ordem
decrescente
pelos professores de Língua Portuguesa e Produção
Textual,
e informações
sobre o desempenho escolar de uma turma de 1o. ano do
Ensino Médio de um
escola estadual no município de Petrópolis, Rio de
Janeiro. Os resultados dos
primeiros resumos indicam que a maioria dos alunos copia
trechos do texto
original para resumi-lo; outros fazem recorte-colagem
utilizando marcadores
que forçam coesão, gerando frases desconexas. No
entanto,
os resumos da
segunda fase mostraram-se mais reduzidos, sinalizando
assim maior
capacidade de sumarização. Conseqüentemente, a
quantidade
de cópia
também reduziu, o que sinaliza que, ao menos em alguns
casos, parece ter
havido maior compreensão do texto original. Estes
resultados sugerem que
uma intervenção mais sistemática pode apontar caminhos
para o
desenvolvimento no processo de leitura e compreensão de
textos de naturezas
diversas.