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Título: A EXPERIÊNCIA INACIANA NA EDUCAÇÃO DE SEGUNDO GRAU DE JOVENS E ADULTOS DO RIO DE JANEIRO NOS TEMPOS DA DITADURA CIVIL MILITAR (1968-1973)
Autor: BRUNA LANA PRADO VELOZO BARROSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA COELHO DA COSTA - ORIENTADOR
VANESSA WEBER DE CASTRO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 72265
Catalogação:  07/08/2025 Liberação: 07/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72265&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72265&idi=2

Resumo:
A presente pesquisa analisa o contexto histórico de criação e implementação do ensino de Segundo Grau supletivo oferecido pelo Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro, entidade filantrópica pertencente à rede jesuítica de educação durante a ditadura civil-militar no Brasil. O projeto foi destinado ao atendimento de jovens e adultos entre o final da década de 1960 e início da de 1970. Para melhor compreender a criação do curso noturno, fez-se necessário examinar a os registros do colégio que abordavam o ensino supletivo, os documentos do fundo de Memórias do Arquivo Nacional e periódicos digitalizados que se encontram na Hemeroteca Digital. A metodologia empregada na elaboração deste texto foi a pesquisa histórica, com enfoque qualitativo e documental, alicerçadas nos conceitos de contenção e liberação defendidos por Luiz Antônio Cunha em sua obra Educação e Desenvolvimento Social no Brasil, especificamente no quinto capítulo. Os resultados demonstram que curso supletivo do CSI teve como protagonista o Pe. Antônio Carlos de Almeida Angelim, o qual acreditava que a disponibilização do ensino de Segundo Grau para os menos favorecidos era um ato de resistência a uma política educacional excludente que marginalizava grande parte da população brasileira. Por meio desse curso noturno, a instituição buscava integrar a reflexão teológica com a ação social. Como resultado, tanto a escola quanto seus integrantes tornaram-se alvos de investigações por parte dos militares. O padre foi monitorado, obrigado a depor no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e preso dentro das dependências do colégio no ano de 1971. Com esta tese, pretende-se contribuir com o campo da História da Educação, em particular à História da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo perspectivas que auxiliem nas reflexões sobre o seu papel atual no cenário educacional brasileiro.

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