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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A EXPERIÊNCIA INACIANA NA EDUCAÇÃO DE SEGUNDO GRAU DE JOVENS E ADULTOS DO RIO DE JANEIRO NOS TEMPOS DA DITADURA CIVIL MILITAR (1968-1973) Autor: BRUNA LANA PRADO VELOZO BARROSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA COELHO DA COSTA - ORIENTADOR
VANESSA WEBER DE CASTRO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72265
Catalogação: 07/08/2025 Liberação: 07/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72265&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72265&idi=2
Resumo:
Título: A EXPERIÊNCIA INACIANA NA EDUCAÇÃO DE SEGUNDO GRAU DE JOVENS E ADULTOS DO RIO DE JANEIRO NOS TEMPOS DA DITADURA CIVIL MILITAR (1968-1973) Autor: BRUNA LANA PRADO VELOZO BARROSO
VANESSA WEBER DE CASTRO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72265
Catalogação: 07/08/2025 Liberação: 07/08/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72265&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72265&idi=2
Resumo:
A presente pesquisa analisa o contexto histórico de criação
e implementação do ensino de Segundo Grau supletivo oferecido pelo Colégio Santo
Inácio do Rio de Janeiro, entidade filantrópica pertencente à rede jesuítica de
educação durante a ditadura civil-militar no Brasil. O projeto foi destinado ao
atendimento de jovens e adultos entre o final da década de 1960 e início da de 1970.
Para melhor compreender a criação do curso noturno, fez-se necessário examinar a
os registros do colégio que abordavam o ensino supletivo, os documentos do fundo
de Memórias do Arquivo Nacional e periódicos digitalizados que se encontram na
Hemeroteca Digital. A metodologia empregada na elaboração deste texto foi a
pesquisa histórica, com enfoque qualitativo e documental, alicerçadas nos conceitos
de contenção e liberação defendidos por Luiz Antônio Cunha em sua obra Educação
e Desenvolvimento Social no Brasil, especificamente no quinto capítulo. Os
resultados demonstram que curso supletivo do CSI teve como protagonista o Pe.
Antônio Carlos de Almeida Angelim, o qual acreditava que a disponibilização do
ensino de Segundo Grau para os menos favorecidos era um ato de resistência a uma política
educacional excludente que marginalizava grande parte da população brasileira. Por
meio desse curso noturno, a instituição buscava integrar a reflexão teológica com a
ação social. Como resultado, tanto a escola quanto seus integrantes tornaram-se
alvos de investigações por parte dos militares. O padre foi monitorado, obrigado a
depor no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e preso dentro das
dependências do colégio no ano de 1971. Com esta tese, pretende-se contribuir com
o campo da História da Educação, em particular à História da Educação de Jovens
e Adultos (EJA), oferecendo perspectivas que auxiliem nas reflexões sobre o seu
papel atual no cenário educacional brasileiro.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |