$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTADO-NAÇÃO, IDENTIDADES, MEMÓRIA E CULTURA GUINEENSE EM KIKIA MATCHO E MISTIDA
Autor: RICARDO AGUINELO AQUIXINCO GOMES CA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72069
Catalogação:  01/08/2025 Liberação: 01/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72069&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72069&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72069

Resumo:
Esta tese promove uma análise das relações entre literatura, identidades, memória e cultura guineense na obra Kikia Matcho (1997), de Filinto de Barros e Mistida (1997), de Abdulai Sila, sob a perspectiva do diálogo nessas vertentes, tendo em vista o passado colonial e os consequentes processos da construção do Estado-nação e da resistência das culturas locais. Sila e Barros discutem marcas do passado literário e cultural da Guiné-Bissau e suas obras procuram definir perspectivas de afirmação histórica e política, por meio de atitudes individuais e dos movimentos culturais que impulsionaram a revolução da independência. Além disso, trata-se de compreender a importância das marcas de oralidade nessas narrativas. O método escolhido para o desenvolvimento da pesquisa é o analítico-descritivo e de cunho bibliográfico, considerando-se Kikia Matcho (1997) e Mistida (1997) como objetos do estudo. Para tanto, o trabalho apresenta, como fundamentação teórica, Alfredo Bosi (2002) sobre narrativa e resistência, Edward Said sobre o papel do intelectual como porta-voz; Moema Augel (2007), Mia Couto (2005), Mata (2014), Hall (2006) e Hamilton (1999) em suas reflexões sobre a questão dos vícios coloniais na formação da identidade nacional. Como resultado, os romances apresentam, de diferentes modos, entrecruzamentos entre a história e a ficção, denunciando os problemas sociais e políticos enfrentados pelos guineenses em vários momentos de sua história até os dias atuais. Nessas denúncias, afirmam-se sentidos de resistência cultural e de afirmação identitária.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui