$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: PREVISÃO DE RISCO DE INFLAÇÃO NO BRASIL
Autor: FELIPE GOMES DE VASCONCELOS MUSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCIO GOMES PINTO GARCIA - ORIENTADOR
LUCAS ALVES ESTEVAM DE LIMA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71912
Catalogação:  28/07/2025 Liberação: 28/07/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71912&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71912&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71912

Resumo:
A previsão de inflação é central para a política monetária, e a tomada de decisão eficaz em contextos de incerteza exige uma abordagem de gestão de riscos que considere toda a distribuição de possíveis cenários, em vez de se basear apenas em estimativas pontuais. Este trabalho avalia a acurácia e a relevância para a política econômica das previsões probabilísticas de inflação no regime de metas de inflação do Brasil. Iniciamos analisando as distribuições preditivas do Banco Central do Brasil (BCB) e documentamos uma subestimação sistemática da incerteza inflacionária. Como alternativa, implementamos um modelo de Curva de Phillips Quantílica (QPC), que apresenta melhor calibração — especialmente nos quantis intermediários superiores, uma faixa crítica diante do histórico de assimetria à alta inflação no Brasil. Em seguida, comparamos a capacidade dos modelos em avaliar riscos de descumprimento da meta de inflação. Enquanto as previsões do BCB oferecem apenas alertas de curto prazo, o modelo QPC fornece sinais informativos com até 12 meses de antecedência. A principal contribuição original do trabalho é a introdução de uma medida de risco multiperíodo de descumprimento da meta, que combina as dimensões de persistência e momento temporal, estimada por meio de uma abordagem flexível baseada em cópulas. Aplicada ao modelo QPC, essa estrutura identifica descumprimento persistentes da meta de inflação com até seis meses de antecedência, oferecendo aos formuladores de política uma ferramenta valiosa para uma gestão de riscos mais refinada e prospectiva.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui