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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O FIM DO FIM? TEMPORALIDADES CONTEMPORÂNEAS E STREAMING Autor: MARINA BURDMAN DA FONTOURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA FOLLAIN (VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71618
Catalogação: 16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71618&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71618&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71618
Resumo:
Título: O FIM DO FIM? TEMPORALIDADES CONTEMPORÂNEAS E STREAMING Autor: MARINA BURDMAN DA FONTOURA
Nº do Conteudo: 71618
Catalogação: 16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71618&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71618&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71618
Resumo:
As últimas décadas têm sido marcadas por mudanças significativas na
experiência com o tempo. Fatores como a aceleração do consumo, o declínio de
ideais utópicos e o avanço das tecnologias digitais colocam-nos diante de uma
expansão do presente e de um enfraquecimento da ideia de futuro. Nesse cenário,
categorias como as de início e fim também vêm sendo abaladas, tensionando a
temporalidade teleológica que predominou no período moderno no ocidente. O fim
vem sendo tematizado na ficção contemporânea em narrativas que assumem uma
perspectiva distópica: no tempo das catástrofes, o fim é tratado como algo cada vez
mais próximo do presente e não como um evento esperado em um futuro longínquo.
Por outro lado, a possibilidade de um fim parece distante quando narrativas
ficcionais, regidas pelo tempo do mercado e veiculadas em plataformas digitais,
acabam por expandir-se, ampliando o tempo do consumo e adiando o seu
fechamento como obra acabada no âmbito estrutural. Além disso, se observarmos
as plataformas de streaming, notamos formas de espectatorialidade que parecem
suprimir categorias como a de espera, abolindo intervalos e fazendo com que o
assistir a uma ficção seriada, por exemplo, seja quase ininterrupto, protelando o fim
da experiência do espectador. Considerando as questões levantadas, o corpus de
análise foi selecionado de modo a contemplar as expansões do universo ficcional
por campos diversos da produção cultural, o que nos levou a colocar em diálogo
não só obras audiovisuais, como filmes e séries, mas também literárias e musicais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |