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Título: O FIM DO FIM? TEMPORALIDADES CONTEMPORÂNEAS E STREAMING
Autor: MARINA BURDMAN DA FONTOURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA FOLLAIN (VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71618
Catalogação:  16/07/2025 Liberação: 16/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71618&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71618&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71618

Resumo:
As últimas décadas têm sido marcadas por mudanças significativas na experiência com o tempo. Fatores como a aceleração do consumo, o declínio de ideais utópicos e o avanço das tecnologias digitais colocam-nos diante de uma expansão do presente e de um enfraquecimento da ideia de futuro. Nesse cenário, categorias como as de início e fim também vêm sendo abaladas, tensionando a temporalidade teleológica que predominou no período moderno no ocidente. O fim vem sendo tematizado na ficção contemporânea em narrativas que assumem uma perspectiva distópica: no tempo das catástrofes, o fim é tratado como algo cada vez mais próximo do presente e não como um evento esperado em um futuro longínquo. Por outro lado, a possibilidade de um fim parece distante quando narrativas ficcionais, regidas pelo tempo do mercado e veiculadas em plataformas digitais, acabam por expandir-se, ampliando o tempo do consumo e adiando o seu fechamento como obra acabada no âmbito estrutural. Além disso, se observarmos as plataformas de streaming, notamos formas de espectatorialidade que parecem suprimir categorias como a de espera, abolindo intervalos e fazendo com que o assistir a uma ficção seriada, por exemplo, seja quase ininterrupto, protelando o fim da experiência do espectador. Considerando as questões levantadas, o corpus de análise foi selecionado de modo a contemplar as expansões do universo ficcional por campos diversos da produção cultural, o que nos levou a colocar em diálogo não só obras audiovisuais, como filmes e séries, mas também literárias e musicais.

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