$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MASOQUISMO: UMA LINHA TÊNUE ENTRE A BUSCA PELA MORTE E A SUSTENTAÇÃO DA VI
Autor: SARA DIAS SALVATI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MONAH WINOGRAD - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71536
Catalogação:  14/07/2025 Liberação: 14/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71536&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71536&idi=2

Resumo:
Esta dissertação investiga o conceito de masoquismo na teoria freudiana, analisando seu desenvolvimento, reformulações e implicações teóricas e clínicas. Partindo da formulação inicial do masoquismo como perversão sexual, o estudo percorre as transformações conceituais até sua articulação com a pulsão de morte e a compulsão à repetição. A pesquisa propõe uma distinção entre o masoquismo estruturante, que sustenta a dor sem levar à destruição psíquica, e o masoquismo enquanto adoecimento, relacionado à culpa, ao Supereu punitivo e à submissão ao outro. Além das formulações de Freud, são discutidas contribuições posteriores, como o masoquismo guardião da vida e o masoquismo mortífero de Rosenberg. A dissertação também explora representações do masoquismo na cultura e utiliza referências cinematográficas para ilustrar suas manifestações subjetivas. A partir desse raciocínio de pesquisa, busca-se evidenciar a complexidade do masoquismo, mostrando como ele pode operar tanto na sustentação psíquica quanto na repetição destrutiva do sofrimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui