$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EMPUJANDO LOS LÍMITES: APROXIMAÇÕES ENTRE ARQUITETURA, NATUREZA E MATÉRIA
Autor: MARIA LAURA RAMOS ROSENBUSCH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71504
Catalogação:  10/07/2025 Liberação: 11/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71504&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71504&idi=2

Resumo:
Empujando los límites, título desta pesquisa, refere-se ao modo como os arquitetos paraguaios Solano Benítez e Gloria Cabral buscam expandir as limitações impostas pelo seu contexto econômico, geográfico e social, em um processo no qual o conhecimento acerca das propriedades dos materiais e a prática no canteiro de obras permitem a criação de novas formas de construir e a invenção de novos materiais de construção. Refere-se ainda à redefinição das fronteiras entre categorias. Neste estudo, considerei também, como objeto de análise, a obra dos arquitetos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa uma vez que buscam produzir edifícios capazes de integrar binarismos e dissolver suas hierarquias: como entre arquitetura e paisagem, interior e exterior, público e privado, estrutura e fechamento, entre diferentes usos e qualidades de espaços ou entre elementos da estrutura. A partir do estudo da teoria feminista contemporânea - que compreende que o tema da natureza não pode ser dissociado da ideia de gênero e propõe que a matéria e a natureza não são submissas ao mesmo tempo em que não possuem uma essência imutável - surge a compreensão de que a arquitetura responde a essas questões contemporâneas ao se engajar com a materialidade, permitindo que a natureza, por meio da expressão da qualidade dos materiais, das forças da gravidade ou da ação do tempo, se revele nas obras construídas; bem como ao buscar incessantemente a dissolução das hierarquias características da disciplina - a maior delas, entre natureza e cultura.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui