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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELAGEM NUMÉRICA VISANDO A PREVISÃO DE MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS RÍGIDOS Autor: LORENA JACQUELINE CHAMORRO CHAMORRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71485
Catalogação: 10/07/2025 Liberação: 11/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71485&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71485&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71485
Resumo:
Título: MODELAGEM NUMÉRICA VISANDO A PREVISÃO DE MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS RÍGIDOS Autor: LORENA JACQUELINE CHAMORRO CHAMORRO
Nº do Conteudo: 71485
Catalogação: 10/07/2025 Liberação: 11/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71485&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71485&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71485
Resumo:
Devido à sua durabilidade, resistência e relação custo/beneficio, os
pavimentos rígidos têm sido usados em rodovias e vias urbanas sujeitas a
grandes volumes de tráfego. Apesar de possuir essas qualidades superiores é
importante prever o seu desempenho em serviço e estabelecer um plano para a
sua manutenção. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de
gestão de pavimentos rígidos para atender a essas necessidades. Para tal
utilizaram-se ferramentas computacionais baseadas no método dos elementos
finitos (MEF) e em redes neurais artificiais (RNA). O MEF foi utilizado para
caracterizar o comportamento desses pavimentos sob a ação de tráfego e
variação de temperatura. Neste trabalho empregou-se o software de elementos
finitos ABAQUS para simular um pavimento rígido do estudo de caso da rodovia
BR101/NE PB-PE. Para caracterizar as camadas do pavimento com módulos de
elasticidade constantes no trecho em análise foram utilizados os dados do ensaio
de campo Falling Weight Deflectometer (FWD) realizado pelo Exercito Nacional
Brasileiro. O modelo foi validado utilizando dados experimentais disponíveis na
literatura. No modelo validado, aplicaram-se as cargas de tráfego e a distribuição
de temperatura através da espessura da laje. Essa última é importante porque,
como verificado por outros autores, essa variação pode provocar empenamento
das placas de concreto afetando a transferência de carga entre lajes adjacentes.
Com esses resultados foi gerado um banco de dados para treinamento e
validação de uma rede neural artificial. Essa rede processa os dados de acúmulo
de dano por fadiga baseado nos resultados de tensões, deformações,
deslocamentos e os coeficientes de transferência de carga entre as juntas
transversais. A partir desses dados de saída utilizam-se os critérios estabelecidos
em modelos de fadiga por acúmulo de dano para estimar a durabilidade do
pavimento. A partir dessa informação é possível prever a formação de fissuras e
falhas e melhor planejar atividades relacionadas a possíveis intervenções de
manutenção, garantindo assim um melhor funcionamento do pavimento para os
usuários, prolongar a vida útil do pavimento e minimizar os custos associados com
reparos. Como o sistema desenvolvido é capaz de prever a ocorrência de danos
durante a vida útil de um pavimento rígido, ele é uma alternativa para a gestão de
pavimentos rígidos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |