$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: APRENDIZAGEM EM GRAFOS VIA MEDIDAS DE DIVERGÊNCIA GENERALIZADAS
Autor: KLEYTON VIEIRA SALES DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELIO CORTES VIEIRA LOPES - ORIENTADOR
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 71470
Catalogação:  09/07/2025 Liberação: 09/07/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71470&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71470&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71470

Resumo:
Esta dissertação de mestrado investiga a efetividade de generalizações de medidas de informação para aprendizado em grafos. Para delimitar o escopo de pesquisa, a função de custo do variational graph autoeconders proposto por Kipf and Welling (2016b) foi modificada por meio da incorporação de generalizações de medidas de divergência. Dessa maneira, as principais contribuições deste trabalho são: (i) κappa-divergências - uma representação unificada para generalizações de medidas de divergência; (ii) duas novas famílias de divergências, delta e eta; e (iii) o desenvolvimento do generalized variational graph autoencoders (GGVA), um arcabouço de variational graph autoencoders baseado em κ-divergências. Os experimentos realizados em tarefas de aprendizado em grafos, utilizando cinco conjuntos de dados de redes de citação e um conjunto de dados para a rede de distribuição de energia elétrica do Brasil, indicam que o GGVA supera os modelos de referência em dois tipos de tarefas: classificação de nós e previsão de relacionamentos, considerando tempo de execução e precisão média. Os resultados qualitativos para os embeddings treinados do GGVA indicam uma capacidade satisfatória para distinguir classes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui