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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: HASHTAG CIDADE - A INSTAGRAMIZAÇÃO DO URBANO: ARTICULANDO REDES SOCIAIS E A REPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO Autor: FREDERICO BASSO MONTANARI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALVARO HENRIQUE DE SOUZA FERREIRA - ORIENTADOR
ERNESTO GOMES IMBROISI - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71367
Catalogação: 30/06/2025 Liberação: 30/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=2
Resumo:
Título: HASHTAG CIDADE - A INSTAGRAMIZAÇÃO DO URBANO: ARTICULANDO REDES SOCIAIS E A REPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO Autor: FREDERICO BASSO MONTANARI
ERNESTO GOMES IMBROISI - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71367
Catalogação: 30/06/2025 Liberação: 30/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=2
Resumo:
A presente tese versa sobre as metamorfoses do espaço urbano e, portanto,
metamorfoses da cidade, a partir de uma nova condição, a instagramização. Para
tanto, consideramos em nossa pesquisa as condições espaço-temporais que
possibilitaram a emergência de um mundo cada vez mais digitalizado e
financeirizado, bases para a instagramização do urbano. Dessa forma, dedicamos
o primeiro capítulo à investigação acerca do espaço dito instagramável,
articulando suas materialidades (os bricks) e suas imaterialidades (os bits). Diante
da realidade cada vez mais espetacularizada e mediada por imagens, faz-se mister
discutir o papel da imagem na produção do espaço urbano, tema discutido no
capítulo dois, posto que as inovações em marketing ‒ como o city branding ‒ têm
participada cada vez mais dos processos de acumulação capitalista. Por fim, o
último capítulo é dedicado à sustentação teórico-metodológica de nossa tese ‒ a
instagramização tem participado da reprodução do espaço urbano, mobilizando a
renda fundiária e a renda informacional em prol dos circuitos de acumulação
financeirizados.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |