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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A EDUCAÇÃO À PROVA DE CÓDIGO: PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A PERSONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO Autor: ANDRE LUIZ REYNAUD SAMPAIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71264
Catalogação: 25/06/2025 Liberação: 25/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71264
Resumo:
Título: A EDUCAÇÃO À PROVA DE CÓDIGO: PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A PERSONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO Autor: ANDRE LUIZ REYNAUD SAMPAIO
Nº do Conteudo: 71264
Catalogação: 25/06/2025 Liberação: 25/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71264
Resumo:
A crescente adoção de tecnologias digitais educacionais tem sido amplamente
promovida como um caminho para a personalização da aprendizagem,
especialmente em escolas privadas, onde a infraestrutura tende a ser mais favorável
à sua implementação. No entanto, essa integração também levanta questionamentos
sobre sua real efetividade, a autonomia docente e os desafios estruturais impostos
por plataformas digitais que coletam e analisam dados pessoais. Nesse cenário, esta
pesquisa buscou compreender como os professores percebem e vivenciam a
personalização da aprendizagem mediada por tecnologias digitais em escolas
privadas do Rio de Janeiro. O estudo teve três objetivos específicos: (1) analisar as
experiências e opiniões dos docentes em relação à integração dessas tecnologias em
suas práticas pedagógicas; (2) compreender suas percepções sobre o potencial e as
limitações dessas ferramentas no contexto escolar; e (3) analisar suas preocupações
e expectativas quanto ao uso de dados educacionais na personalização da
aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho está fundamentado em autores como Neil
Selwyn (2022), Ben Williamson (2016) e Kate Crawford (2022), que questionam a
padronização, a centralização de processos e os impactos éticos do uso de dados na
educação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas
com professores de escolas privadas do Rio de Janeiro. Foram conduzidas
entrevistas semiestruturadas com docentes que se voluntariaram a compartilhar suas
experiências e percepções sobre a personalização da aprendizagem mediada por
tecnologias digitais. A análise das entrevistas foi realizada à luz do referencial
teórico da pesquisa, buscando identificar padrões, contradições e desafios
enfrentados pelos professores na integração dessas ferramentas em suas práticas
pedagógicas. Os achados evidenciam que a personalização da aprendizagem, na
prática, nem sempre se traduz em maior autonomia para professores e alunos, sendo
muitas vezes moldada por interesses institucionais e empresariais. Assim, sugere-
se que, para que a personalização mediada por tecnologia cumpra suas promessas,
é essencial investir na formação docente, no fortalecimento da autonomia
pedagógica e em políticas institucionais que garantam um uso mais crítico e ético
das ferramentas digitais na educação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |