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Título: A EDUCAÇÃO À PROVA DE CÓDIGO: PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A PERSONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Autor: ANDRE LUIZ REYNAUD SAMPAIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71264
Catalogação:  25/06/2025 Liberação: 25/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71264&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71264

Resumo:
A crescente adoção de tecnologias digitais educacionais tem sido amplamente promovida como um caminho para a personalização da aprendizagem, especialmente em escolas privadas, onde a infraestrutura tende a ser mais favorável à sua implementação. No entanto, essa integração também levanta questionamentos sobre sua real efetividade, a autonomia docente e os desafios estruturais impostos por plataformas digitais que coletam e analisam dados pessoais. Nesse cenário, esta pesquisa buscou compreender como os professores percebem e vivenciam a personalização da aprendizagem mediada por tecnologias digitais em escolas privadas do Rio de Janeiro. O estudo teve três objetivos específicos: (1) analisar as experiências e opiniões dos docentes em relação à integração dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas; (2) compreender suas percepções sobre o potencial e as limitações dessas ferramentas no contexto escolar; e (3) analisar suas preocupações e expectativas quanto ao uso de dados educacionais na personalização da aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho está fundamentado em autores como Neil Selwyn (2022), Ben Williamson (2016) e Kate Crawford (2022), que questionam a padronização, a centralização de processos e os impactos éticos do uso de dados na educação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas com professores de escolas privadas do Rio de Janeiro. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com docentes que se voluntariaram a compartilhar suas experiências e percepções sobre a personalização da aprendizagem mediada por tecnologias digitais. A análise das entrevistas foi realizada à luz do referencial teórico da pesquisa, buscando identificar padrões, contradições e desafios enfrentados pelos professores na integração dessas ferramentas em suas práticas pedagógicas. Os achados evidenciam que a personalização da aprendizagem, na prática, nem sempre se traduz em maior autonomia para professores e alunos, sendo muitas vezes moldada por interesses institucionais e empresariais. Assim, sugere- se que, para que a personalização mediada por tecnologia cumpra suas promessas, é essencial investir na formação docente, no fortalecimento da autonomia pedagógica e em políticas institucionais que garantam um uso mais crítico e ético das ferramentas digitais na educação.

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