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Título: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS URBANOS ENTRE PATRIMÔNIO E O GRAFITE NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autor: ELISANGELA NOGUEIRA ANANIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70544
Catalogação:  22/05/2025 Liberação: 22/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70544&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70544

Resumo:
Este trabalho busca refletir sobre o papel da Educação Patrimonial como ferramenta essencial para a valorização e preservação do patrimônio cultural, abrangendo desde construções históricas até manifestações artísticas contemporâneas, como o grafite. A pesquisa propõe um diálogo entre tradição e modernidade, fundamental para a formação de cidadãos conscientes de sua identidade cultural e do papel na preservação do patrimônio. A Educação Patrimonial sensibiliza a população sobre a importância do patrimônio cultural, promovendo atividades que incentivam o reconhecimento e a preservação de bens materiais e imateriais. No contexto escolar, essa abordagem integra-se ao currículo, principalmente na disciplina de História, conforme o Currículo Referencial da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ, 2022), fortalecendo o vínculo dos estudantes com sua herança cultural e promovendo o respeito à diversidade. O grafite, frequentemente associado à marginalização, é ressignificado como uma forma legítima de arte, abordando questões sociais e políticas relevantes, e funcionando como um meio de comunicação visual que transforma o espaço urbano. Em um mundo em constante transformação, é fundamental que a preservação do patrimônio se adapte às novas realidades sociais e urbanas. A integração entre Educação Patrimonial, patrimônio e grafite contribui para um aprendizado inovador que valoriza tanto as tradições quanto as expressões contemporâneas. No entanto, desafios como a formação inadequada dos educadores, deficiências nas metodologias de ensino e a falta de interesse dos estudantes pelo patrimônio cultural ainda precisam ser superados. Acredita-se que metodologias como a Educação Patrimonial e o Aprendizado Baseado em Projetos (ABP) podem fomentar uma postura crítica nos alunos, formando cidadãos conscientes e ativos na preservação cultural.

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