$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O ENSINAR E O APRENDER EM DIÁLOGO COM O DESIGN
Autor: MELISSA BATISTA LAMEGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70509
Catalogação:  20/05/2025 Liberação: 20/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70509

Resumo:
Essa pesquisa reflete sobre a relação entre ensinar, aprender e a construção de práticas pedagógicas fundamentadas na valorização da cultura, da memória e da ancestralidade, a partir da experiência de uma professora e pesquisadora no Curso Normal Superior - Licenciatura em Educação infantil, do Instituto Superior de Educação pró-Saber (ISEPS). A autora destaca que oportunidades de reflexão, expressão artística e contato com espaços culturais são essenciais para a transformação social e o desenvolvimento identitário dos estudantes. A pesquisa analisa a metodologia da atividade extensionista Alfabetização Cultural, que integra visitas culturais, projetos de arte e reflexão na ação, articulando conceitos do Design, como pensamento projetual, com práticas pedagógicas dialógicas e colaborativas. A partir de registros reflexivos, relatos de estudantes e observações, evidencia-se que experiências culturais mediadas pela arte ampliam o repertório, fortalecem a identidade cultural e promovem o protagonismo dos futuros professores. A integração com autores como Freire, hooks, Schön e Cross reforça a importância do diálogo entre teoria e prática, destacando a reflexão na ação como elemento central na formação docente. A parceria com o Design potencializou a construção de projetos coletivos, como a exposição sobre ancestralidade, que evidencia o poder do processo criativo e colaborativo na Educação. Conclui-se que a valorização das raízes, a escuta atenta e a experimentação artística são caminhos para uma formação mais sensível, crítica e transformadora, com potencial de impactar positivamente a prática pedagógica e a sociedade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui