XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O ENSINAR E O APRENDER EM DIÁLOGO COM O DESIGN Autor: MELISSA BATISTA LAMEGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70509
Catalogação: 20/05/2025 Liberação: 20/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70509
Resumo:
Título: FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: O ENSINAR E O APRENDER EM DIÁLOGO COM O DESIGN Autor: MELISSA BATISTA LAMEGO
Nº do Conteudo: 70509
Catalogação: 20/05/2025 Liberação: 20/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70509&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70509
Resumo:
Essa pesquisa reflete sobre a relação entre ensinar, aprender e a construção
de práticas pedagógicas fundamentadas na valorização da cultura, da memória e
da ancestralidade, a partir da experiência de uma professora e pesquisadora no
Curso Normal Superior - Licenciatura em Educação infantil, do Instituto Superior
de Educação pró-Saber (ISEPS). A autora destaca que oportunidades de reflexão,
expressão artística e contato com espaços culturais são essenciais para a
transformação social e o desenvolvimento identitário dos estudantes. A pesquisa
analisa a metodologia da atividade extensionista Alfabetização Cultural, que
integra visitas culturais, projetos de arte e reflexão na ação, articulando conceitos
do Design, como pensamento projetual, com práticas pedagógicas dialógicas e
colaborativas. A partir de registros reflexivos, relatos de estudantes e observações,
evidencia-se que experiências culturais mediadas pela arte ampliam o repertório,
fortalecem a identidade cultural e promovem o protagonismo dos futuros
professores. A integração com autores como Freire, hooks, Schön e Cross reforça
a importância do diálogo entre teoria e prática, destacando a reflexão na ação
como elemento central na formação docente. A parceria com o Design
potencializou a construção de projetos coletivos, como a exposição sobre
ancestralidade, que evidencia o poder do processo criativo e colaborativo na
Educação. Conclui-se que a valorização das raízes, a escuta atenta e a
experimentação artística são caminhos para uma formação mais sensível, crítica e
transformadora, com potencial de impactar positivamente a prática pedagógica e a
sociedade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |