$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A ALTERAÇÃO DO CURSO DO RIO CARIOCA PARA INTEGRAR O COLETOR DE TEMPO SECO ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES DO TOMBAMENTO DO RIO CARIOCA?
Autor: RAQUEL CAMMAROTA DA ROCHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LIMA DE ALVARENGA - ORIENTADOR
RAFAEL DA SILVA NUNES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 70402
Catalogação:  12/05/2025 Liberação: 12/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70402&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70402&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70402

Resumo:
O presente trabalho busca responder se o desvio provisório do Rio Carioca, que deixou de desembocar na Praia do Flamengo e passou a ser conduzido pelo Coletor em Tempo Seco, percorrendo o mesmo caminho do esgoto até o Emissário de Ipanema, é aderente ao seu processo de tombamento. Para tanto, será analisada a legislação vigente sobre saneamento básico, sendo destacadas as alterações propostas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei no.14.026/2020) que buscam atender a ODS no. 6 (Saúde e Saneamento) da Agenda 2030 da ONU, mediante metas ambiciosas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário até 2033. O estudo também abordará os sistemas de coleta de esgoto, inclusive o sistema separador absoluto, considerado ideal pela legislação ambiental. No entanto, o déficit de redes coletoras de esgoto no município do Rio de Janeiro tem levado a interconexões entre essas redes e as de drenagem pluvial, justificando o uso dos coletores em tempo seco. Como a pesquisa está centrada no Rio Carioca, serão analisados os aspectos histórico, geográfico e socioeconômico da respectiva bacia hidrográfica e a transformação da paisagem observada ao seu redor, dado que este rio foi a principal fonte de abastecimento de água para a cidade até o século XIX. Com seu tombamento em 2019, pelo INEPAC, serão avaliados o processo administrativo de tombamento e se houve consulta ao órgão responsável pelo tombamento, antes do desvio. Os resultados devem esclarecer eventual responsabilidade da Concessionáriadiante das intervenções realizadas no Rio Carioca.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui