XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CARLOS REICHENBACH, LEITOR CORSÁRIO E AUTOR DO IMPOSSÍVEL Autor: BEATRIZ POSSA DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FREDERICO OLIVEIRA COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70346
Catalogação: 08/05/2025 Liberação: 08/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70346&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70346&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70346
Resumo:
Título: CARLOS REICHENBACH, LEITOR CORSÁRIO E AUTOR DO IMPOSSÍVEL Autor: BEATRIZ POSSA DE CARVALHO
Nº do Conteudo: 70346
Catalogação: 08/05/2025 Liberação: 08/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70346&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70346&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70346
Resumo:
Esta dissertação se debruça sobre os filmes, os textos e o pensamento do
cineasta Carlos Reichenbach na perspectiva de uma dimensão corsária. Isto é, por
ser um leitor-autor combativo e transgressor, que se coloca sempre em
movimento, quero destacar esses aspectos, representativos tanto da sua postura
quanto dos personagens que nos apresenta. Este estudo nasce dos vestígios de
leitura de Reichenbach e do seu texto Porque fiz este filme, uma espécie de tratado
ontológico ou programa estético e político das suas razões para se fazer cinema,
em que lança algumas proposições do impossível – a construção de uma
geografia própria, imaginária, a política entrando pela porta dos fundos, levar
a sério, desacreditando. Essas proposições de Reichenbach, que imagina seu
cinema como uma relação conflituosa entre a busca pelo prazer e a certeza da
violência que está sempre à espreita, são os fundamentos desta pesquisa, com o
objetivo de inscrever seus filmes, personagens e escritos nos diferentes cenários
políticos e culturais brasileiros encapsulados entre o fim da década de 1960 até
meados dos anos 2000. O recorte temporal desta investigação é o período que se
estende do curta-metragem Sangue corsário, de 1979, até seu último longa, Falsa
loura, lançado em 2007. A escolha pelo apanhado de filmes produzidos neste
intervalo responde ao desejo de analisar o cinema de Reichenbach através de
certos tipos que passeiam por muitas de suas fitas e dos universos que circundam
personagens como o poeta maldito Orlando Parolini e as mulheres operárias da
região do ABC paulista.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |