XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: POR UMA PEDAGOGIA DO DESENHO PARA LEITURAS DE MUNDO CRÍTICAS E CRIADORAS Autor: LUCIANA PERPETUO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69804
Catalogação: 01/04/2025 Liberação: 01/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69804&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69804&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69804
Resumo:
Título: POR UMA PEDAGOGIA DO DESENHO PARA LEITURAS DE MUNDO CRÍTICAS E CRIADORAS Autor: LUCIANA PERPETUO DE OLIVEIRA
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69804
Catalogação: 01/04/2025 Liberação: 01/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69804&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69804&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69804
Resumo:
O desenho materializa parte do pensamento projetado na imaginação, espaço virtual
que nos dá a possibilidade de configurar projeções e porventura tomar materialidade
no espaço real, tornar ser o vir a ser. Partindo de um referencial teórico que dialoga
com o Círculo de Bakhtin, base no LINC Design, e com a abordagem metodológica
do Design em Parceria, a pesquisa exploratória, qualitativa e interpretativista, teve
como objetivo identificar potencialidades do desenho como linguagem das formas
e atividade projetiva para leituras de mundo críticas e criadoras. Apresenta quinze
entrevistas em modo de conversas filmadas, oito com profissionais diversos, e sete
com moradores da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, todos com suas
vidas atravessadas pelo desenho. Teve como pressuposto que o desenho pode
promover a percepção de linguagem das formas no exercício de grafar-traçar-contornar-configurar-delinear o visto e/ou imaginado, sendo uma atividade
projetiva tanto ao imaginar quanto ao desenhar, mediando a criação das formas,
linguagem dos movimentos que pode propiciar leituras de simbolizações e
codificações locais e hegemônicas, entendendo que cada cultura, conduz as
percepções do corpo e suas significações sendo geradora de códigos e gramáticas.
Como resultado das conversas, a pesquisa revela o desenho como tecnologia de
projeção de ideias, espelhamento do sentipensar, propiciando a percepção do tempo
no espaço, refletindo a relação desejo-desenho-desígnio. Situa-se no campo do
Design discutindo a serviço de quem estamos desenhando, e no que tange a
formação do estudante, pode contribuir para leituras mais críticas e criadoras. Sendo
assim, a pesquisa também pode abrir um debate sobre o desenho na formação
básica.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |