$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: POR UMA PEDAGOGIA DO DESENHO PARA LEITURAS DE MUNDO CRÍTICAS E CRIADORAS
Autor: LUCIANA PERPETUO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 69804
Catalogação:  01/04/2025 Liberação: 01/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69804&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69804&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69804

Resumo:
O desenho materializa parte do pensamento projetado na imaginação, espaço virtual que nos dá a possibilidade de configurar projeções e porventura tomar materialidade no espaço real, tornar ser o vir a ser. Partindo de um referencial teórico que dialoga com o Círculo de Bakhtin, base no LINC Design, e com a abordagem metodológica do Design em Parceria, a pesquisa exploratória, qualitativa e interpretativista, teve como objetivo identificar potencialidades do desenho como linguagem das formas e atividade projetiva para leituras de mundo críticas e criadoras. Apresenta quinze entrevistas em modo de conversas filmadas, oito com profissionais diversos, e sete com moradores da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, todos com suas vidas atravessadas pelo desenho. Teve como pressuposto que o desenho pode promover a percepção de linguagem das formas no exercício de grafar-traçar-contornar-configurar-delinear o visto e/ou imaginado, sendo uma atividade projetiva tanto ao imaginar quanto ao desenhar, mediando a criação das formas, linguagem dos movimentos que pode propiciar leituras de simbolizações e codificações locais e hegemônicas, entendendo que cada cultura, conduz as percepções do corpo e suas significações sendo geradora de códigos e gramáticas. Como resultado das conversas, a pesquisa revela o desenho como tecnologia de projeção de ideias, espelhamento do sentipensar, propiciando a percepção do tempo no espaço, refletindo a relação desejo-desenho-desígnio. Situa-se no campo do Design discutindo a serviço de quem estamos desenhando, e no que tange a formação do estudante, pode contribuir para leituras mais críticas e criadoras. Sendo assim, a pesquisa também pode abrir um debate sobre o desenho na formação básica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui