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Coleção Digital
Título: TEM MULHER NA BATERIA?: DINÂMICAS DE GÊNERO E LIDERANÇA NAS BATERIAS DE ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO Autor: OLIDIRENNE RODRIGUES DE MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69572
Catalogação: 10/03/2025 Liberação: 17/03/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69572&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69572&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69572
Resumo:
Título: TEM MULHER NA BATERIA?: DINÂMICAS DE GÊNERO E LIDERANÇA NAS BATERIAS DE ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO Autor: OLIDIRENNE RODRIGUES DE MORAES
Nº do Conteudo: 69572
Catalogação: 10/03/2025 Liberação: 17/03/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69572&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69572&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69572
Resumo:
Este estudo explora a evolução histórica da presença feminina nas diretorias
das baterias das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, assim
como as dinâmicas de gênero relacionadas à liderança feminina. Embora as
mulheres tenham desempenhado papéis fundamentais na formação do samba, sua
presença em cargos de liderança nas baterias tem sido historicamente invisibilizada.
A base teórica foi fundamentada nas teorias da divisão sexual do trabalho, na
interseccionalidade, no conceito de teto de vidro, e o feminismo negro. Essas teorias
permitiram a análise das barreiras de gênero, raça e classe que limitam a ascensão
das mulheres nesse espaço. O objetivo principal foi compreender a evolução
histórica da presença feminina na diretoria das baterias das Escolas de Samba do
Grupo Especial do Rio de Janeiro e os principais desafios e oportunidades, relatados
pelas mulheres, para ocuparem posições de liderança nas baterias das Escolas de
Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
desenvolvida em três etapas: pesquisa documental, pesquisa audiovisual e análise
temática. A triangulação de informações entre as etapas permitiu identificar padrões
de exclusão e inclusão. Os resultados mostraram um aumento na visibilidade das
mulheres nas baterias, especialmente na última década, com mais mulheres
assumindo cargos de diretoria. No entanto, as barreiras estruturais persistem, como
o preconceito de gênero e o apagamento histórico de suas contribuições. O estudo
destaca que a promoção de um ambiente mais inclusivo, com políticas de equidade
de gênero, é essencial para aumentar a participação feminina nas lideranças das
baterias. A pesquisa revelou que, apesar da competência feminina, as barreiras
estruturais, como o preconceito de gênero e a falta de reconhecimento, ainda
limitam o acesso das mulheres a cargos de destaque, especialmente o de Mestra de
Bateria, que permanece majoritariamente masculino. O estudo também destacou as
dinâmicas de gênero que moldam a participação feminina, muitas vezes relegando
as mulheres a funções de suporte ou instrumentos vistos como menores. As
propostas de medidas práticas, como cotas de gênero e campanhas de combate ao
assédio, podem transformar o Carnaval em um espaço mais justo e equitativo. Por
fim, a pesquisa alcançou seus objetivos através da compreensão, tanto dos desafios
quanto das oportunidades para as mulheres nas baterias. Estudos futuros podem
explorar a inclusão de Escolas de Samba de outras divisões e o aprofundamento de
questões de performance de gênero, contribuindo para uma maior equidade no
Carnaval.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |