$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SÉRIE DE MANCHAS SOLARES: EVIDÊNCIAS DO CICLO ESTOCÁSTICO
Autor: GABRIEL RIBEIRO GOMES C GONCALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69494
Catalogação:  25/02/2025 Liberação: 21/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69494&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69494&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69494

Resumo:
O principal objetivo dessa monografia é investigar a estocasticidade do ciclo de aproximadamente 11 anos da série de manchas solares (1749-2024), conhecido como ciclo de Schwabe. Para isso, foram utilizadas as técnicas de Análise de Fourier (AF), Análise de Ondaletas (AO) e modelos estruturais para séries temporais. Inicialmente, realizamos uma análise espectral via AF na série de manchas solares em 3 segmentos distintos (1749-1840, 1841-1932 e 1933-2024), confirmando a variabilidade temporal tanto da amplitude quanto do período do ciclo ao longo desses segmentos. Em seguida através do escalograma da série de manchas solares, obtido via AO, pudemos observar visualmente a evolução das frequências e amplitudes da série de manchas solares ao longo do tempo. Finalmente modelamos a série de manchas solares utilizando o modelo estrutural de Harvey [10], onde a série é decomposta nas componentes de tendência e ciclo estocásticos. Esse modelo foi utilizado para prever a série no período de 2013 a 2024. A sua acurácia preditiva foi comparada com um outro modelo que possuía a mesma tendência estocástica, mas um ciclo determinístico. As medidas de acurácia utilizadas (RMSE e MAE) indicaram a superioridade preditiva do modelo com ciclo estocástico. Esse resultado reforça as evidências sobre a natureza estocástica do ciclo de 11 anos da série de manchas solares.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui