$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: USO E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO RESIDUAL URBANO: O CASO DO PARQUINHO VERDE REALENGO
Autor: MAXSUEL ROBERTO DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FERNANDO ESPOSITO GALARCE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69485
Catalogação:  24/02/2025 Liberação: 07/03/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69485&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69485&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69485

Resumo:
Esta pesquisa aborda o uso e apropriação dos espaços residuais urbanos, que em muitos casos, são considerados áreas abandonadas, precarizadas e com uma deficiente atenção do poder público. Observar as tensões socioespaciais relacionadas ao espaço residual possibilita uma visualização dos processos de luta que envolvem o uso e apropriação desses espaços da cidade. O objeto de estudo da pesquisa é o fenômeno da residualidade espacial, as relações dos usuários dos espaços residuais e as formas de apropriações desses espaços. Como estudo de caso é analisado o espaço residual gerado pelo vazio urbano da antiga Fábrica de Cartuchos, no bairro de Realengo, e o local adjacente denominado Parquinho Verde Realengo, espaço no qual surgiram usos e apropriações não programados por parte da população. O objetivo geral é discutir o fenômeno do uso, apropriação e valorização do espaço residual urbano, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social, e mais especificamente, observar estas dinâmicas na população que frequenta e usufrui do Parquinho Verde Realengo. Os conceitos de uso e apropriação do espaço, lugar e pertencimento, surgem como balizadores da pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa é desenvolvida a partir de discussão bibliográfica, trabalho de campo, com observações comparativas realizadas entre os anos 2022 e 2024, durante a ocupação do Parquinho Verde Realengo e à implementação (iniciada em setembro de 2022) do Parque Realengo Susana Naspolini, inaugurado em 15 de junho de 2024, assim como a aplicação de entrevistas com os moradores e colaboradores do Parquinho Verde Realengo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui