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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A PAISAGEM E A GEO-HISTÓRIA NO CINEMA SUL-AMERICANO Autor: PATRICIA CUNEGUNDES GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA FRANCA (ANDREA FRANCA MARTINS) - ORIENTADOR
IRENE DEPETRIS-CHAUVIN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69373
Catalogação: 13/02/2025 Liberação: 20/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69373
Resumo:
Título: A PAISAGEM E A GEO-HISTÓRIA NO CINEMA SUL-AMERICANO Autor: PATRICIA CUNEGUNDES GUIMARAES
IRENE DEPETRIS-CHAUVIN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69373
Catalogação: 13/02/2025 Liberação: 20/02/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69373&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69373
Resumo:
A presente tese investiga a disputa da memória e as tensões de narrativas
sobre a violência perpetrada pelo Estado e pelo colonialismo na América do Sul,
com foco no cinema sul-americano. A pesquisa se concentra na obra dos cineastas
Patricio Guzmán (Chile), Jonathan Perel (Argentina), Paz Encina (Paraguai) e Ana
Vaz (Brasil), cada um utilizando uma estratégia de montagem específica. A
interseção entre paisagem e arquivos cinematográficos é o ponto central, analisando
como a montagem desses elementos contribui para a construção de sentido nos
documentários. Partimos da hipótese de que, ao colocar em tensão paisagem e
arquivo, ela [paisagem] é território, transcendendo a função de ornamento para se
transformar em território, espaço resultante de diferentes processos, de disputas de
poder e de projetos contraditórios. Desta forma, os cineastas, a partir de diferentes
estratégias de montagem, podem ser capazes de transformar a paisagem em
testemunha das diferentes temporalidades, fazendo emergir as camadas de geo-história contidas na paisagem, criando heterotopias. O estudo utiliza uma
abordagem denominada arqueologia fílmica, que envolve a análise comparativa
dos documentários a partir de três categorias principais: paisagem-arquivo,
paisagem-monumento e paisagem-memória. A relevância da pesquisa se dá devido
à constante disputa pela memória na América do Sul, exacerbada pelas recentes
reviravoltas políticas na região. O estudo visa a contribuir para as pesquisas no
campo da imagem ao focar na produção audiovisual contemporânea sul-americana
pela chave da memória e a fortalecer os laços acadêmicos entre o Brasil e outros
países da região.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |