$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: CARACTERIZAÇÃO DE PSEUDOPARTÍCULAS CONTENDO COPRODUTOS E AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS NO SÍNTER PRODUTO
Autor: DEBORA TURON WAGNER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SIDNEI PACIORNIK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69332
Catalogação:  10/02/2025 Liberação: 18/02/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69332&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69332&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69332

Resumo:
Cerca de 75 por cento da produção mundial de aço ocorre pela rota integrada a coque, com a geração específica de 1t coprodutos/t aço. Coprodutos siderúrgicos são potenciais fontes de matérias-primas alternativas, com aporte de cálcio, magnésio, ferro e carbono, apesar dos desafios técnicos relativos à granulometria e à química para consumo na sinterização. A participação de cada coproduto na sinterização se baseia nos volumes disponíveis e garantia da qualidade da aglomeração a frio e a quente. Para isso, são fundamentais a caracterização integrada dos coprodutos siderúrgicos, do blend microaglomerado destes coprodutos, das misturas totais a sinterizar, sem e com coprodutos, e do sínter produto. Desafios de caracterização envolvem a análise microestrutural em imagens capturadas em microscópio ótico e microtomografia de raios-x, usando-se técnicas tradicionais de processamento e análise digital para avaliação de pseudopartículas em 2D e 3D, e de sínter produto. Técnicas avançadas de inteligência artificial em imagens de microscopia ótica, baseadas em deep learning, foram aplicadas em caráter exploratório. O blend microaglomerado de coprodutos apresentou a formação de pseudopartículas menores do que da mistura total a sinterizar, compostas por quasipartículas e micropelotas. A simulação física apresentou resultados similares de granulação, sem e com a adição de 6 por cento do blend, composta majoritariamente por quasipartículas. A adição abarca 99 por cento do volume de geração e estoques de lamas e pós siderúrgicos e está alinhada com a economia circular. Cerca de 45 por cento da massa de blend adicionada está na forma de micropelotas e atua como partícula nucleante em quasipartículas da mistura total. Com a adição do blend, há ganho de produtividade no processo de sinterização. Os sínters apresentam qualidade para uso em alto-forno.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui