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Título: ATO EDUCATIVO OU TRABALHO PRECÁRIO: A CONSTRUÇÃO DA ACEITAÇÃO AO TRABALHO PRECÁRIO NA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
Autor: JEFFERSON SOUSA SEVERIANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 69191
Catalogação:  29/01/2025 Liberação: 29/01/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69191&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69191

Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a aceitação da precarização do trabalho é influenciada e legitimada em atividades disfuncionais de estágio em organizações públicas, influenciada pelas transformações capitalistas que impactam o sistema de trabalho, o ambiente acadêmico e a entrada de jovens no mercado de trabalho. Considerando o estágio como um período de aprendizado e integração, questiona-se como essa experiência em órgãos públicos, com características distintas de empresas privadas, pode direcionar os estudantes para práticas que se afastam dos objetivos educativos, configurando um tipo de contrato precário. A pesquisa, baseada em entrevistas com estagiários que estagiam no CREA-RJ e TRF2 e analisada com a metodologia de Análise de Conteúdo (Richardson, 1999), explora as percepções dos estudantes sobre a dinâmica do estágio, o processo de aprendizado e as razões para a aceitação dessas condições. Constatou-se que, embora o estágio deva ter foco educacional, em muitos casos, os estudantes são expostos a práticas disfuncionais e as vezes precárias. Além disso, observa-se que os estagiários justificam sua permanência nas atividades com base em fatores como valorização da autonomia, aprendizado prático, expectativas de contratação, necessidades financeiras, prestígio institucional e amor pelo trabalho. Conclui-se que o estágio, além de oferecer experiência profissional, pode ser uma porta para a inserção de práticas laborais precarizadas, desviando-se de seu propósito formativo e legitimando a precarização do trabalho jovem.

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