$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: APLICAÇÃO DA REDE NEURAL SIAMESA PARA DETECÇÃO DE FALHAS EM PROCESSOS INDUSTRIAIS NA PRODUÇÃO DE POLIESTIRENO
Autor: FRANCISCO JOSE BUROK T L STRUNCK
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  AMANDA LEMETTE TEIXEIRA BRANDAO - ORIENTADOR
KARLA TEREZA FIGUEIREDO LEITE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 69159
Catalogação:  14/01/2025 Liberação: 14/01/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69159&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=69159&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69159

Resumo:
Os processos industriais enfrentam novos desafios com o avanço da Indústria 4.0 e a crescente demanda por melhorias na detecção de falhas. A detecção de falha fundamenta-se em diversas técnicas de métodos estatísticos e aprendizado de máquina. Embora sejam eficazes, possuem algumas desvantagens, tais como simplificação do processo, baixa capacidade em lidar com ruído, baixa capacidade em lidar com sistemas complexos não lineares, alta demanda computacional e risco de de overf itting. Em resposta a essas limitações, este trabalho apresenta uma abordagem inovadora na área da polimerização empregando redes neurais siamesas (SNNs) e células long short-term memory (LSTM) para a detecção precoce de falhas na polimerização de estireno. Foi realizado a modelagem da polimerização do estireno em reator CSTR utilizando o método dos momentos para o balanço de massa e energia e, neste sistema, foi adicionado controle proporcional-integral-derivativo (PID) para simular uma situação real de controle de processo no contexto de um processo industrial. A partir do modelo foi possível obter treze simulações, das quais cinco são processos sem falha e oito são processos com falhas. Esses dados foram tratados e serviram para treinar as redes siamesas. Com a capacidade de classificar se esses dados de entrada são semelhantes ou diferentes, foi possível realizar a detecção de falha. Os resultados encontrados demonstram uma taxa de detecção de falhas com uma acurácia de até 100 por cento, demonstrando a capacidade desse modelo em detectar falhas em processos químicos complexos, dinâmicos e não-lineares. Este estudo representa um avanço significativo no campo da detecção de falhas, oferecendo oportunidades valiosas para futuras investigações e aprimoramentos em sistemas inteligentes de detecção de falhas na indústria química.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui