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Coleção Digital
Título: REM KOOLHAAS NO DUPLO FÁUSTICO: O ARQUITETO SE VISTO POR GOETHE Autor: THIAGO OLIVEIRA GONZALEZ LOPEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68741
Catalogação: 10/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68741&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68741&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68741
Resumo:
Título: REM KOOLHAAS NO DUPLO FÁUSTICO: O ARQUITETO SE VISTO POR GOETHE Autor: THIAGO OLIVEIRA GONZALEZ LOPEZ
Nº do Conteudo: 68741
Catalogação: 10/12/2024 Liberação: 12/12/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68741&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68741&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68741
Resumo:
A dissertação aposta na possibilidade de confrontar a ação do arquiteto
holandês e líder do escritório Office for Metropolitan Architecture (OMA) Rem
Koolhaas (1944 -) com um dos monumentos da literatura universal: Fausto (1808
e 1832) de Goethe (1749 - 1832). Visto as especificidades de cada plano de análise,
Koolhaas se posiciona como protagonista neste encontro e é visto sob a influência
do meio literário em três dimensões: (a) Goethe no metabolismo com a realidade
como escritor-investigador; (b) Fausto enquanto personagem e pactário de
Mefistófeles, personificação do diabo; e (c) Fausto, como tragédia e obra autônoma.
A articulação desse tríplice mediação parte do quinto e último ato trágico, quando
a obra se abre à modernidade concebida nas mãos de Goethe e se desdobra na
construção de uma cidade. Esta medida aproxima Fausto da condição de um
arquiteto e planejador urbano, estabelecendo elo com a maneira como Koolhaas,
roteirista e jornalista, concebe a modernização no seu percurso entre Europa e
Estados Unidos, com a especificidade do capitalismo para cada contexto. Para isso,
opera-se em três dimensões investigativas: (I) o ato de ficcionalizar o contexto
histórico como estratégia de leitura e captura do aqui e agora; (II) a ação prática
como exposição às - e das - contradições absorvidas no ato de materializar; e (III)
na disputa pela remodelação linguística das respectivas disciplinas como operação
contemporânea. A ideia de contemporâneo, obtida pela perspectiva do filósofo
Giorgio Agamben, desvia-se das enunciações imediatas da crítica feita a Koolhaas,
com o objetivo de encontrá-lo na sombra fáustica: a instabilidade entre o bem e o
mal, que Goethe dissimula ao abordar a contradição da vida moderna, torna-se
aqui o motivo para que Koolhaas manifeste o ímpeto metropolitano da suspensão
dicotômica.
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