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Título: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO COLÉGIO PEDRO II
Autor: THALES RABELO DE ALBUQUERQUE MOTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CYNTHIA PAES DE CARVALHO - ORIENTADOR
KARINA CARRASQUEIRA LOPES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 68642
Catalogação:  21/11/2024 Liberação: 21/11/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68642&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68642&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68642

Resumo:
A dissertação investiga as percepções de alunos egressos do Colégio Pedro II sobre a experiência escolar nesta instituição. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas com os estudantes egressos do Colégio Pedro II nos anos 2000 até 2023 com triangulação de informações com aquelas obtidas através da página institucional do Colégio na Internet e em interlocução com a revisão bibliográfica de pesquisas acadêmicas realizadas sobre o Colégio. A seleção dos egressos para as entrevistas foi feita por meio da técnica denominada bola de neve, amostragem não probabilística em que os participantes iniciais das entrevistas indicam outros novos participantes. A análise considera referenciais nos campos da Sociologia da Educação, da Sociologia da Juventude e nos estudos sobre Ações Afirmativas. Pretendeu-se compreender como a implementação de políticas de ação afirmativa alterou as dinâmicas distributivas e de reconhecimento nas relações entre os estudantes e entre estes e os demais atores escolares, desenvolvendo uma análise de suas percepções sobre sua experiência escolar no Colégio. Os entrevistados eram de diferentes origens (escolarização anterior e local de moradia) que ingressaram em diferentes unidades (campi) em variados momentos, mas têm em comum estarem cursando universidades públicas. A análise dos dados permitiu compreender as percepções dos alunos sobre o seu cotidiano escolar no Colégio Pedro II, suas relações com os professores, colegas e gestores. Um dos aspectos enfatizados pelos egressos foram as percepções sobre a diversidade e suas interpretações sobre os caminhos e possibilidades oportunizadas pela formação escolar no Colégio Pedro II.

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