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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CADA ILHA, UM FAROL: RUPTURAS E CONTINUIDADES COM O TROPICALISMO NO ÁLBUM REFAZENDA, DE GILBERTO GIL Autor: PEDRO DE OLIVEIRA SCHPREJER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68047
Catalogação: 17/09/2024 Liberação: 17/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68047
Resumo:
Título: CADA ILHA, UM FAROL: RUPTURAS E CONTINUIDADES COM O TROPICALISMO NO ÁLBUM REFAZENDA, DE GILBERTO GIL Autor: PEDRO DE OLIVEIRA SCHPREJER
Nº do Conteudo: 68047
Catalogação: 17/09/2024 Liberação: 17/09/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68047
Resumo:
O foco principal desta tese é pensar como Gilberto Gil elaborou novos
caminhos artísticos a partir da segunda metade da década de 1970, e como estes
dialogaram tanto com ideias colocadas anteriormente pelo movimento tropicalista,
quanto com transformações de diversas ordens que marcaram aquele momento
histórico e sua trajetória artística e existencial. Deste modo, pretende-se indagar
em que medida o compositor baiano deu continuidade ao gesto de ruptura inicial
do tropicalismo musical e que novas ideias e abordagens despontaram em seu
percurso criativo durante o período. Para tanto, analisarei o álbum Refazenda
(1975) Apresentado à época, em entrevistas, declarações e manifestos, como
álbum elaborados em torno de um conceito, o trabalho em questão pode nos
ajudar a compreender como Gil pensou, em suas canções, temas relacionados à
cultura, ao país e ao ofício do compositor popular. A tese propõe uma análise do
álbum citado, contextualizando-os historicamente, resgatando sua fortuna crítica e
situando-os dentro da trajetória de Gil. Depoimentos concedidos e textos escritos
pelo compositor no período e à posteriori serão os principais guias no esforço para
captar as mudanças de perspectiva e reflexões que marcaram o álbum e seus
desdobramentos. Com isso, pretendo pensar possíveis continuidades,
descontinuidades, reformulações e negações das ideias tropicalistas através de
reflexões e canções de um de seus principais artífices dentro da música popular.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |