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Título: CADA ILHA, UM FAROL: RUPTURAS E CONTINUIDADES COM O TROPICALISMO NO ÁLBUM REFAZENDA, DE GILBERTO GIL
Autor: PEDRO DE OLIVEIRA SCHPREJER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68047
Catalogação:  17/09/2024 Liberação: 17/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68047&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68047

Resumo:
O foco principal desta tese é pensar como Gilberto Gil elaborou novos caminhos artísticos a partir da segunda metade da década de 1970, e como estes dialogaram tanto com ideias colocadas anteriormente pelo movimento tropicalista, quanto com transformações de diversas ordens que marcaram aquele momento histórico e sua trajetória artística e existencial. Deste modo, pretende-se indagar em que medida o compositor baiano deu continuidade ao gesto de ruptura inicial do tropicalismo musical e que novas ideias e abordagens despontaram em seu percurso criativo durante o período. Para tanto, analisarei o álbum Refazenda (1975) Apresentado à época, em entrevistas, declarações e manifestos, como álbum elaborados em torno de um conceito, o trabalho em questão pode nos ajudar a compreender como Gil pensou, em suas canções, temas relacionados à cultura, ao país e ao ofício do compositor popular. A tese propõe uma análise do álbum citado, contextualizando-os historicamente, resgatando sua fortuna crítica e situando-os dentro da trajetória de Gil. Depoimentos concedidos e textos escritos pelo compositor no período e à posteriori serão os principais guias no esforço para captar as mudanças de perspectiva e reflexões que marcaram o álbum e seus desdobramentos. Com isso, pretendo pensar possíveis continuidades, descontinuidades, reformulações e negações das ideias tropicalistas através de reflexões e canções de um de seus principais artífices dentro da música popular.

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