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Título: CRÍTICA SOCIAL E HERANÇA CULTURAL EM WALTER BENJAMIN E GUY DEBORD
Autor: DAVI GALHARDO OLIVEIRA FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 68033
Catalogação:  16/09/2024 Liberação: 16/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68033&idi=1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68033&idi=3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68033

Resumo:
O presente trabalho constitui um estudo sobre as relações críticas de Walter Benjamin e Guy Debord com a crítica social e a herança cultural. Minha tese é que há nesses autores um esforço comum de tematização sobre a transmissão e interrupção da herança cultural, evidenciando que a questão dos usos e finalidades da herança literária e artística da humanidade, sob a forma do desvio, está intrinsicamente ligada à problemática filosófico-histórica própria da época moderna. Para mostrar como essas considerações fazem sentido, esse estudo encontra-se estruturado em dois momentos fundamentais. No momento intitulado como Crítica e modernidade, investigo as relações entre reificação, modernidade e a crise na arte moderna do século passado, destacando ainda a politização da arte reclamada por Walter Benjamin – como possibilidade de contraponto à barbárie instituída pela cultura moderna. No momento intitulado como Cultura e herança, analiso o modo como a crise da cultura e sua potencial transformação esteve no centro das atenções de Guy Debord (e seus camaradas) – enquanto suprassunção dialética de todo dado de antemão em nome de uma existência social emancipada. Por fim, procuro mostrar metodologicamente que uma mudança social significativa requer uma consciência histórica capaz de recepcionar as dívidas passadas em sua crítica do presente.

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