$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: COLETIVOS URBANOS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UM ESTUDO SOBRE CONVERGÊNCIAS E CONFLITOS DE UMA AGENDA GLOBAL E DESAFIOS LOCAIS
Autor: EMMANUEL DOS SANTOS PONTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO LUIZ MOREAUX LAVIGNE ESTEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67634
Catalogação:  20/08/2024 Liberação: 20/08/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67634&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67634&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67634

Resumo:
Movimentos e coletivos sociais urbanos têm desempenhado um papel fundamental nas pautas dos direitos sociais e econômicos ao longo da história. Já a agenda climática se desenvolveu e se fortaleceu principalmente em espaços de governança globais, dominados por cientistas, organizações não governamentais e governos, e só nas últimas décadas têm tido mais permeabilidade em normativas e debates nacionais e subnacionais. O presente artigo pretende articular a ideia de como se expressa atualmente o encontro entre os debates globais e a experiência de movimentos e coletivos urbanos no trato da pauta climática, trazendo um estudo de caso da comunidade de Vila Arraes, em Recife, que foi fortemente atingida por chuvas torrenciais em maio de 2022, e desde então tem se fortalecido para enfrentar eventos climáticos extremos. O estudo busca identificar os principais elementos incorporados pelo coletivo comunitário local para voltar a sua atuação para o enfrentamento das mudanças climáticas e desenvolvimento da capacidade de resiliência e resposta da comunidade a eventos extremos e como eles podem trazer respostas para lacunas dos debates globais. Embora ainda haja uma distância significativa entre a agenda global e os desafios vividos pelas comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas, há oportunidades de enriquecer os debates globais, em especial quando se trata da aplicação de planos de adaptação climática, resiliência comunitária e perdas e danos, a partir das experiências do território.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui