$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NA REALIDADE DO DISTRITO FEDERAL
Autor: REGINALDO GHIRALDELLI
ISABELLA REIS SILVA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 67612
Catalogação:  19/08/2024 Liberação: 03/09/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67612&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67612&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.67612

Resumo:
O artigo aborda as repercussões do trabalho escravo contemporâneo na realidade do Distrito Federal, com o objetivo de analisar sua incidência e formas de enfrentamento. Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e documental, com utilização de fontes secundárias acessadas em banco de dados e páginas eletrônicas de órgãos governamentais. Considera-se que a superexploração da força de trabalho é fundamental para a reprodução dos interesses capitalistas ao naturalizar as formas degradantes de trabalho, o rebaixamento salarial e as jornadas laborais extenuantes. Essa realidade expõe os limites e impasses das ações de prevenção e combate ao trabalho escravo, como no caso do Distrito Federal. A pesquisa identificou medidas de reinserção no mercado de trabalho caracterizadas predominantemente pelo incentivo ao empreendedorismo, o que reforça uma perspectiva neoliberal de culpabilização e responsabilização individuais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui