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Coleção Digital
Título: AMIZADE DAS FORMAS: O POEMA-ENSAIO EM MARÍLIA GARCIA Autor: JESSICA DI CHIARA SALGADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PEDRO DUARTE DE ANDRADE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67462
Catalogação: 05/08/2024 Liberação: 05/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67462&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67462&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67462
Resumo:
Título: AMIZADE DAS FORMAS: O POEMA-ENSAIO EM MARÍLIA GARCIA Autor: JESSICA DI CHIARA SALGADO
Nº do Conteudo: 67462
Catalogação: 05/08/2024 Liberação: 05/08/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67462&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67462&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67462
Resumo:
Propondo uma leitura do traço ensaístico da obra da poeta brasileira Marília
Garcia, esta tese apresenta uma pesquisa em torno do que nomeamos de amizade
das formas entre poesia e filosofia. Marília Garcia tem produzido uma obra que
pode ser considerada, em si mesma, experimental e desviante: desvia do poema ao
produzir objetos discursivos prenhes de mecanismos investigativos, ao mesmo
tempo que desvia do ensaio inserindo, na especulação e na teoria, procedimentos
não apenas criativos, como afetivos. Constituída por três movimentos de escrita,
intitulados Perguntas, Imagens e Forma, na primeira parte da tese, a
centralidade é dada ao livro Um teste de resistores (2014) através da análise de seu
poema de abertura, Blind light. Está em jogo, nesse movimento, deslocar os
lugares tradicionalmente atribuídos ao poeta e ao filósofo na participação (ou não)
na terra estranha do saber, segundo expressão de Walter Benjamin. No segundo
movimento, partindo da afirmação da própria poeta de que as imagens a ajudam a
pensar, centramos nossa leitura no uso das imagens técnicas em Parque das
ruínas, poema-ensaio que intitula o livro homônimo de Garcia, publicado em 2018.
No terceiro movimento, que versa sobre a forma do poema-ensaio, a centralidade é
dada ao texto O poema no tubo de ensaio, publicado na antologia crítica Sobre
poesia: outras vozes (2016) e em Parque das ruínas (2018), e à história de suas
versões. Transversalmente, o trabalho dialoga com a proposição de Giorgio
Agamben sobre o estabelecimento da filosofia enquanto forma de conhecimento
por meio de uma relação de inimizade com a poesia. Diante desta cisão, que marca
o ocidente, propomos pensar, apoiados na emergência da ideia primeiro romântica
da crítica de arte e nas teorias do ensaio, uma amizade das formas entre poesia e
filosofia marcadamente através do poema-ensaio como forma, sendo esse, portanto,
o mote que nos impulsiona em direção à poesia de Marília Garcia.
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