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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: A EXPERIÊNCIA DO MESTRADO NO GEORGE PEABODY COLLEGE FOR TEACHERS NOS ANOS 1970 Autor: GETSEMANE DE FREITAS BATISTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JEFFERSON DA COSTA SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66328
Catalogação: 26/03/2024 Liberação: 26/03/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66328&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66328&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66328
Resumo:
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA: A EXPERIÊNCIA DO MESTRADO NO GEORGE PEABODY COLLEGE FOR TEACHERS NOS ANOS 1970 Autor: GETSEMANE DE FREITAS BATISTA
Nº do Conteudo: 66328
Catalogação: 26/03/2024 Liberação: 26/03/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66328&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66328&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66328
Resumo:
A presente tese tem como tema a formação de professores, a partir da
compreensão, problematização e análise da qualificação de profissionais para
atuação na Educação Especial brasileira, ocorrida nos Estados Unidos da América
(EUA), no final da década de 1970. O objeto do estudo é o curso em nível de
mestrado realizado no George Peabody College for Teachers. Os sujeitos da
investigação são egressos do referido curso. A entrevista semiestruturada, a análise
documental e o levantamento bibliográfico integraram os procedimentos
metodológicos. A pesquisa apresenta caráter historiográfico: os eventos da história
da Educação Especial brasileira foram examinados na contextualização com a
educação geral do país e com aspectos da Educação Especial internacional. Os
dados analisados permitem identificar o George Peabody College for Teachers
como instituição reconhecida para formação para Educação Especial. O mestrado
foi realizado no período de um ano, com disciplinas teóricas e práticas, custeado
integralmente pelo governo brasileiro. Os egressos eram professores de instituições
públicas de ensino, representantes de secretarias de educação e estudantes de
graduação em Pedagogia que, ao retornarem ao Brasil, passaram a atuar como
docentes e pesquisadores no nível superior, em cursos de habilitação, graduação e
pós-graduação e participaram na constituição e consolidação da Educação Especial
brasileira. A formação para Educação Especial nos anos 1970 seguiu as
normatizações para o curso de pedagogia, estando inserida nas reformas
educacionais do período. Como desdobramento dos resultados obtidos, defendemos
ter sido a formação realizada no George Peabody College for Teachers constituinte
das trajetórias profissionais dos egressos e da consolidação da Educação Especial
brasileira. Também sinalizamos para a necessidade de estudos que investiguem as
formações realizadas a partir do final dos anos 1970, para a capacitação de
profissionais para atuação na Educação Especial, de forma a evidenciar as
continuidades e rupturas nas políticas adotadas no contexto brasileiro para este
campo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |