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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UM FRAMEWORK PARA INSPEÇÃO VISUAL AUTOMATIZADA DE DUTOS SUBAQUÁTICOS Autor: EVELYN CONCEICAO SANTOS BATISTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
WOUTER CAARLS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65960
Catalogação: 30/01/2024 Liberação: 21/11/2024 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65960&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65960&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65960
Resumo:
Título: UM FRAMEWORK PARA INSPEÇÃO VISUAL AUTOMATIZADA DE DUTOS SUBAQUÁTICOS Autor: EVELYN CONCEICAO SANTOS BATISTA
Nº do Conteudo: 65960
Catalogação: 30/01/2024 Liberação: 21/11/2024 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65960&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65960&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65960
Resumo:
Em ambientes aquáticos, o uso tradicional de mergulhadores ou veiculos
subaquáticos tripulados foi substituído por veículos subaquáticos não tripulados (como ROVs ou AUVs). Com vantagens em termos de redução de riscos
de segurança, como exposição à pressão, temperatura ou falta de ar. Além
disso, conseguem acessar áreas de extrema profundidade que até então não
eram possiveis para o ser humano.
Esses veiculos não tripulados são amplamente utilizados para inspeções
como as necessárias para o descomissionamento de plataformas de petróleo
Neste tipo de fiscalização é necessário analisar as condições do solo, da tu-
bulação e, principalmente, se foi criado um ecossistema próximo à tubulação.
Grande parte dos trabalhos realizados para a automação desses veículos utilizam diferentes tipos de sensores e GPS para realizar a percepção do ambiente.
Devido à complexidade do ambiente de navegação, diferentes algoritmos de
controle e automação têm sido testados nesta área, O interesse deste trabalho
é fazer com que o autômato tome decisões através da análise de eventos visuais.
Este método de pesquisa traz a vantagem de redução de custos para o projeto,
visto que as câmeras possuem um preço inferior em relação aos sensores ou
dispositivos GPS.
A tarefa de inspeção autônoma tem vários desafios: detectar os eventos,
processar as imagens e tomar a decisão de alterar a rota em tempo real. É
uma tarefa altamente complexa e precisa de vários algoritmos trabalhando
juntos para ter um bom desempenho. A inteligência artificial apresenta diversos
algoritmos para automatizar, como os baseados em aprendizagem por reforço
entre outros na área de detecção e classificação de imagens
Esta tese de doutorado consiste em um estudo para criação de um sistema
avançado de inspeção autônoma. Este sistema é capaz de realizar inspeções
apenas analisando imagens da câmera AUV, usando aprendizagem de reforço profundo profundo para otimizar o planejamento do ponto de vista e técnicas de detecção de novidades. Contudo, este quadro pode ser adaptado a muitas outras tarefas de inspecção.
Neste estudo foram utilizados ambientes realistas complexos, nos quais o
agente tem o desafio de chegar da melhor forma possível ao objeto de interesse
para que possa classificar o objeto. Vale ressaltar, entretanto, que os ambientes
de simulação utilizados neste contexto apresentam certo grau de simplicidade
carecendo de recursos como correntes marítimas on dinâmica de colisão em
seus cenários simulados
Ao final deste projeto, o Visual Inspection of Pipelines (VIP) framework
foi desenvolvido e testado, apresentando excelentes resultados e ilustrando
a viabilidade de redução do tempo de inspeção através da otimização do
planejamento do ponto de vista. Esse tipo de abordagem, além de agregar
conhecimento ao robô autônomo, faz com que as inspeções subaquáticas exijam
pouca presença de ser humano (human-in-the-loop), justificando o uso das
técnicas empregadas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |