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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RVER PARA CRER: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS EM REALIDADE VIRTUAL E SEU IMPACTO NA COMPREENSÃO DE INFORMAÇÕES COMPLEXAS Autor: RONNIE PASKIN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE SPITZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65767
Catalogação: 02/01/2024 Liberação: 02/01/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65767&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65767&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65767
Resumo:
Título: RVER PARA CRER: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS EM REALIDADE VIRTUAL E SEU IMPACTO NA COMPREENSÃO DE INFORMAÇÕES COMPLEXAS Autor: RONNIE PASKIN
Nº do Conteudo: 65767
Catalogação: 02/01/2024 Liberação: 02/01/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65767&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65767&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65767
Resumo:
Realidade Virtual é uma tecnologia capaz de alterar a percepção do
usuário e o transportar para um ambiente mediado por tecnologia, criado
pelo designer daquela experiência. Esta dissertação analisa o design de experiências imersivas de Realidade Virtual que tem como objetivo informar ou
educar participantes sobre informações complexas. Para tal, fez-se uso de taxonomias de UX e educacionais como base de categorização das experiências.
A seleção de trabalhos para análise foi feita a partir de uma base massiva
de trabalhos publicados sobre realidade virtual. Utilizou-se uma metodologia original, criada para a presente pesquisa e detalhada ao longo da mesma,
baseada em técnicas computacionais de ciência de dados para classificação
dos resultados, facilitando a seleção e minimizando vieses de escolha. Ao fim
desse processo iterativo, os trabalhos escolhidos foram analisados em termos
de aprendizado, engajamento e suas características específicas de UX e educacionais. Tal análise da amostragem de trabalhos selecionada indica que o
potencial educacional de Realidade Virtual é significativo e aplicável em diversas áreas, e que é possível estimular o engajamento dos participantes com
relativa facilidade. Entretanto, a efetividade educacional da experiência é mais
complexa de se alcançar. Sugere-se algumas maneiras com potencial de ajudar a alcançar esse resultado, como: maior foco no design instrucional; maior
colaboratividade; mais participação de instrutores; mais interações que permitam atividades criativas, bem como modos mais criativos de apresentação das
informações. Essas sugestões e recomendações podem ajudar os designers de
experiências em Realidade Virtual (ou de outros tipos de realidades mediadas
por tecnologia) a proporcionarem ou explorarem o potencial de experiências
que podem se mostrar mais efetivas em alcançar os objetivos de educar ou
informar sobre temas complexos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |