$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: HABITAÇÃO POPULAR EM FOCO: AS NUANCES DO DISCURSO DE CARMEN PORTINHO (1946-1951)
Autor: JULIA FERRAZ ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LARISSA ROSA CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65277
Catalogação:  30/11/2023 Liberação: 30/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65277&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65277

Resumo:
Esta pesquisa, intitulada Habitação Popular em foco: as nuances do discurso de Carmen Portinho (1946-1951), procura analisar os contornos que a questão habitacional tomou no discurso da engenheira e urbanista Carmen Portinho, entre os anos de 1946 a 1951. A partir desse estudo, torna-se possível notar o panorama crítico acerca do “problema da habitação” presente no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Para tal fim, é necessário, por meio de fontes periódicas, como jornais e revistas da época, observar os posicionamentos de Portinho, paralelamente à sua trajetória. Nesse percurso, aspectos inovadores derivados do feminismo e da arquitetura e urbanismo modernos mostram-se fundamentais. Entretanto, além dessa visão progressista da engenheira, é notável também algumas permanências de um discurso centralizador e, certas vezes, autoritário, pautado na transformação e na elevação da condição de vida dos trabalhadores que antes residiam em habitações precárias, como as favelas e os cortiços. Sendo assim, as narrativas construídas por Carmen Portinho apresentam simultaneamente, pontos modernos e conservadores, explicitando as disputas ainda presentes na sociedade brasileira no tocante à habitação de cunho popular.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui