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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SOCIOLOGIA DA REFORMA NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA RECEPÇÃO AO GERENCIALISMO NO BRASIL E SUA REPERCUSSÃO NO DEBATE ACADÊMICO Autor: LAURA DE ALMEIDA BRAGA ROSSI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO BAUMANN BURGOS (MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64155
Catalogação: 28/09/2023 Liberação: 28/09/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64155&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64155&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64155
Resumo:
Título: SOCIOLOGIA DA REFORMA NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA RECEPÇÃO AO GERENCIALISMO NO BRASIL E SUA REPERCUSSÃO NO DEBATE ACADÊMICO Autor: LAURA DE ALMEIDA BRAGA ROSSI
Nº do Conteudo: 64155
Catalogação: 28/09/2023 Liberação: 28/09/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64155&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64155&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64155
Resumo:
Propõe-se, nesta tese, uma investigação sociológica sobre o reformismo e a
gestão na educação. O objeto de pesquisa é a recepção das reformas gerencialistas
no Brasil e sua assimilação no campo da educação. Para persegui-lo, o primeiro
esforço é o de conceber uma perspectiva sociológica que permita contextualizar o
reformismo em questão, a partir de uma discussão mais ampla a respeito da relação
da educação com o Estado e a sociedade e suas transformações ao longo do século
XX e início do século XXI. Em seguida, pretende-se cercá-lo, de um lado, a partir
da análise da incorporação do ideário gerencialista em políticas públicas
educacionais implementadas nas primeiras décadas dos anos 2000 por governos
estaduais no país, mais especificamente os casos do Ceará e de Minas Gerais e, de
outro, com o exame de sua representação no debate acadêmico brasileiro sobre a
gestão da educação. Este último movimento é realizado a partir de um extenso
levantamento dos principais autores e obras de cursos de formação em gestão
educacional e escolar no país. Com isso, foi possível identificar o núcleo duro da
bibliografia do campo da gestão da educação, tornando visível que prevalecem duas
vertentes distintas, com pouco diálogo entre si. Em seu conjunto, a tese sustenta a
hipótese de que a reforma da educação no Brasil tem se beneficiado pouco de um
debate público que mobilize uma atenção mais responsiva da academia e da
sociologia, em particular. E de que essa lacuna, de algum modo, compromete nossa
capacidade de colocar no centro do debate os desafios concretos da escola pública,
que certamente vão muito além do que a imaginação gerencialista e sua crítica têm
sido capazes de contemplar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |