XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ASSOMBRADOS PELA HISTÓRIA: EXPLORANDO O TRAUMA DO 11 DE SETEMBRO NOS FILMES DE TERROR NORTE-AMERICANOS Autor: BEATRIZ NUNES SANTOS T MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULA ORRICO SANDRIN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64120
Catalogação: 26/09/2023 Liberação: 26/09/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64120&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64120
Resumo:
Título: ASSOMBRADOS PELA HISTÓRIA: EXPLORANDO O TRAUMA DO 11 DE SETEMBRO NOS FILMES DE TERROR NORTE-AMERICANOS Autor: BEATRIZ NUNES SANTOS T MARTINS
Nº do Conteudo: 64120
Catalogação: 26/09/2023 Liberação: 26/09/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64120&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64120
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo discutir as diferentes maneiras pelas qual o
cinema de horror norte-americano dos anos 2000 foi influenciado pelo trauma
ocorrido pelo atentado às Torres Gêmeas. Os norte-americanos, muitos pela
primeira vez, foram confrontados com uma situação traumática de dor, impotência
e luto. Antes entendido como algo que ocorreria somente em países estrangeiros, os
ataques revelaram uma fragilidade do Estado que despertou um clima de
insegurança e paranoia geral. Em situações traumáticas, muitas vezes é difícil
processar ou colocar em palavras o que aconteceu, de forma que a arte se torna um
mecanismo poderoso para discutir questões complicadas. O cinema de horror foi
escolhido por ser uma mídia conhecida por despertar afetos como medo e raiva,
sentimentos comuns após o 11 de setembro. A partir da mobilização de uma
bibliografia em três bases; literatura crítica sobre filme de terror, afetos e trauma
em sociedades e estética em Relações Internacionais, esse trabalho analisa como
esses filmes conversam com uma sociedade traumatizada que está em busca de
sentido por tudo que aconteceu. Perpassando diversas temáticas importantes para o
cinema de terror da época, esse trabalho mostra como esses filmes são uma
oportunidade de a audiência lidar, de uma maneira menos dolorosa, com o que
aconteceu durante os ataques e as consequências deles (como o Ato Patriota, Abu
Ghraib, Guantánamo e as guerras no Oriente Médio).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |