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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ENSAIOS EM ECONOMIA DA INFRAESTRUTURA Autor: NAIELLY LOPES MARQUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63040
Catalogação: 27/06/2023 Liberação: 27/06/2023 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63040&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63040&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63040
Resumo:
Título: ENSAIOS EM ECONOMIA DA INFRAESTRUTURA Autor: NAIELLY LOPES MARQUES
Nº do Conteudo: 63040
Catalogação: 27/06/2023 Liberação: 27/06/2023 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63040&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63040&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63040
Resumo:
Após uma criteriosa revisão de trabalhos acadêmicos que aplicam a
abordagem de opções reais para a avaliação de concessões de infraestrutura e
identificação das principais lacunas dessa literatura, desenvolvemos esta Tese,
composta por quatro estudos independentes. O primeiro explica o modelo binomial
e mostra como incorporar os fluxos de caixa do projeto usando a taxa de dividendos
para criar a treliça de valor do projeto. Desenvolvemos um código em R,
fornecemos um tutorial sobre este modelo e mostramos como o código pode ser
personalizado para aplicações específicas. O segundo mostra porque cláusulas
obrigatórias de investimentos adicionais em contratos de concessão são subótimos
e propõe um modelo de opções reais que combina decisões flexíveis de expansão
de capacidade com extensões condicionais de prazo. Usando um projeto de rodovia
no Brasil, mostramos como essa flexibilidade pode ser útil para atrair investimentos
privados em projetos públicos de infraestrutura. O terceiro avalia a concessão de
um Veículo Leve sobre Trilhos no Brasil. Adotamos a abordagem de opções reais
para modelar as cláusulas flexíveis embutidas neste contrato e analisamos se elas
são conflitantes entre si e como impactam a avaliação geral do projeto. Por fim, o
quarto utiliza testes de Raiz Unitária, Razão de Variância e Medida de Abordagem
de Parâmetros para avaliar o processo estocástico mais adequado para modelar a
incerteza de demanda de passageiros em concessões aeroportuárias no Brasil.
Analisamos amostras ex-ante e ex-post covid-19 e mostramos que tanto a
sazonalidade quanto a pandemia impactam significativamente o modelo de difusão
estocástica.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |