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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RODRIGO FRANÇA E O TEATRO NEGRO: PROJETO, AGÊNCIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA Autor: MARIANA GOMES COELHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MYLENE MIZRAHI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62363
Catalogação: 25/04/2023 Liberação: 25/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62363&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62363&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62363
Resumo:
Título: RODRIGO FRANÇA E O TEATRO NEGRO: PROJETO, AGÊNCIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA Autor: MARIANA GOMES COELHO
Nº do Conteudo: 62363
Catalogação: 25/04/2023 Liberação: 25/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62363&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62363&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62363
Resumo:
Esta dissertação tem como tema central o Teatro Negro e doravante esta
temática, constrói uma relação de investigação com Rodrigo França e seus
empreendimentos. A partir de trabalho de campo realizado com este sujeito e sua
rede de relações, em especial na produção do espetáculo Jorge Pra Sempre Verão,
temos a produção de uma etnografia. Tal empreendimento é realizado na
perspectiva de articular arte, antropologia, educação e práticas políticas. Com
objetivo de considerar as contribuições de Rodrigo França e sua pedagogia
antirracista, que perpassa os múltiplos campos de atuação deste sujeito, mas
também verificando em que medida suas ações são fruto de uma continuidade
histórica, é empreendida uma pesquisa acerca de dois momentos do Teatro Negro.
O Teatro Abolicionista e o Teatro Experimental do Negro ganham destaque, pois,
nos ajudam a refletir em que medida conseguimos articular teatro, educação e
práticas políticas. Ainda que a partir de diferentes atuações e práticas, são capazes
de produzir agência e transformações dentro e fora dos palcos. Na intenção de
estabelecer conexões entre teatro e educação, aqui a arte é considerada a partir de
suas capacidades agentivas e conectivas. A pedagogia antirracista empreendida por
tais movimentos se faz necessária e urgente na construção de uma sociedade
democrática e justa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |