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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PRÁTICAS DE LEITURA COLETIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO EM GRUPOS DE JOVENS E IDOSOS Autor: PHILIPPE CUNHA FERRARI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VALTER SINDER - ORIENTADOR
MARIA ISABEL MENDES DE ALMEIDA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58968
Catalogação: 12/05/2022 Liberação: 12/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58968&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58968&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58968
Resumo:
Título: PRÁTICAS DE LEITURA COLETIVAS NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO EM GRUPOS DE JOVENS E IDOSOS Autor: PHILIPPE CUNHA FERRARI
MARIA ISABEL MENDES DE ALMEIDA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58968
Catalogação: 12/05/2022 Liberação: 12/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58968&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58968&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58968
Resumo:
A tese trata do estudo de três práticas de leitura coletivas e híbridas da
contemporaneidade: as redes sociais, o booktok e o booktube e os Slams. O objetivo
principal deste estudo é analisar como jovens e idosos interagem com essas práticas
de leitura, observando as diferenças e semelhanças entre esses públicos etários. O
método utilizado foi o método da pesquisa qualitativa através de entrevistas
semiestruturadas com 40 jovens com idades de 18 a 30 anos e 40 idosos com idades
de 60 a 80 anos, ambos os grupos com nível superior completo ou cursando nível
superior, moradores do Rio de Janeiro. Essas três práticas de leitura utilizam-se de
formatos online e offline, podendo ser realizada uma leitura compartilhada, com
possibilidade de trocas e comentários entre os leitores. O virtual e o presencial nas
práticas de leitura da contemporaneidade apresentam-se como mais integrados,
acumulados, linkados e, por isso, também, emaranhados uns nos outros. Os
conteúdos que são lidos continuam sendo diversos, lê-se sobre todos os assuntos,
mas o modo de ler contemporâneo recebe nova formas, novas práticas de leitura
que se conjugam e aglutinam na contemporaneidade como variadas formas de ler
que coexistem.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |