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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONJUNTOS ONLINE PARA APRENDIZADO POR REFORÇO PROFUNDO EM ESPAÇOS DE AÇÃO CONTÍNUA Autor: RENATA GARCIA OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
WOUTER CAARLS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57260
Catalogação: 01/02/2022 Liberação: 05/01/2023 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57260&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57260&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57260
Resumo:
Título: CONJUNTOS ONLINE PARA APRENDIZADO POR REFORÇO PROFUNDO EM ESPAÇOS DE AÇÃO CONTÍNUA Autor: RENATA GARCIA OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 57260
Catalogação: 01/02/2022 Liberação: 05/01/2023 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57260&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57260&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57260
Resumo:
Este trabalho busca usar o comitê de algoritmos de aprendizado por
reforço profundo (deep reinforcement learning) sob uma nova perspectiva.
Na literatura, a técnica de comitê é utilizada para melhorar o desempenho,
mas, pela primeira vez, esta pesquisa visa utilizar comitê para minimizar a
dependência do desempenho de aprendizagem por reforço profundo no ajuste
fino de hiperparâmetros, além de tornar o aprendizado mais preciso e robusto.
Duas abordagens são pesquisadas; uma considera puramente a agregação de
ação, enquanto que a outra também leva em consideração as funções de valor.
Na primeira abordagem, é criada uma estrutura de aprendizado online com
base no histórico de escolha de ação contínua do comitê com o objetivo de
integrar de forma flexível diferentes métodos de ponderação e agregação para
as ações dos agentes. Em essência, a estrutura usa o desempenho passado para
combinar apenas as ações das melhores políticas. Na segunda abordagem, as
políticas são avaliadas usando seu desempenho esperado conforme estimado
por suas funções de valor. Especificamente, ponderamos as funções de valor do
comitê por sua acurácia esperada, calculada pelo erro da diferença temporal.
As funções de valor com menor erro têm maior peso. Para medir a influência do
esforço de ajuste do hiperparâmetro, grupos que consistem em uma mistura de
diferentes quantidades de algoritmos bem e mal parametrizados foram criados.
Para avaliar os métodos, ambientes clássicos como o pêndulo invertido, cart
pole e cart pole duplo são usados como benchmarks. Na validação, os ambientes
de simulação Half Cheetah v2, um robô bípede, e o Swimmer v2 apresentaram
resultados superiores e consistentes demonstrando a capacidade da técnica de
comitê em minimizar o esforço necessário para ajustar os hiperparâmetros dos
algoritmos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |