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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DIPLOMAS FALSOS E SINALIZAÇÃO EM MERCADOS DE TRABALHO: EVIDÊNCIAS DO BRASIL Autor: MARCIO GOLD FIRMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GUSTAVO MAURICIO GONZAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54865
Catalogação: 20/09/2021 Liberação: 20/09/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54865&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54865&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54865
Resumo:
Título: DIPLOMAS FALSOS E SINALIZAÇÃO EM MERCADOS DE TRABALHO: EVIDÊNCIAS DO BRASIL Autor: MARCIO GOLD FIRMO
Nº do Conteudo: 54865
Catalogação: 20/09/2021 Liberação: 20/09/2021 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54865&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54865&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54865
Resumo:
Esta tese estuda a interação entre escolaridade e mercado de trabalho a partir
de um fenômeno ainda pouco explorado na literatura: a venda de milhares
de diplomas de ensino médio e de graduação no Brasil. O primeiro capítulo
descreve a nova base de dados construída, composta por milhares de diplomas
de Ensino Médio (EM) da modalidade de Educação de Jovens e Adultos
(EJA), expedidos para pessoas que nunca concluíram seus estudos. A análise
mostra que a compra do diploma resulta em ganhos salariais consistentes,
com rendimentos 5 por cento a 8 por cento maiores em comparação com os indivíduos sem
diploma de ensino médio durante o período de análise. Considerando apenas
o seu custo pecuniário, estima-se que a compra de um diploma tenha uma
taxa de retorno superior a 100 por cento, ou um valor presente entre dois e seis meses
de salário. Esses resultados são consistentes com: (i) uma possível sinalização
de habilidade em mercados com informações imperfeitas, (ii) aprendizagem
assimétrica entre o empregador e outras firmas do mercado, ou ainda (iii)
fenômenos de learning-by-doing. O segundo capítulo explora o mesmo banco
de dados para investigar a acumulação de capital humano no EM-EJA. A
análise mostra que os indivíduos que concluíram de forma regular o EM-EJA
desfrutam de certo prêmio salarial em relação aos que não completaram o EM,
mas não em relação àqueles que compraram diploma. Tomados em conjunto,
os resultados dos dois primeiros capítulos indicam que os benefícios do EMEJA
estão relacionados a um efeito-diploma e não à acumulação de capital
humano. O último capítulo explora um novo banco de dados de diplomas
universitários expedidos entre 2011 e 2016 que foram considerados irregulares
e cancelados após investigação judicial. Apresentamos evidências preliminares
sobre ganhos salariais e estabelecemos questões de pesquisa adicionais que
podem ser estudadas com este banco de dados. De maneira geral, a tese reforça
a importância dos diplomas como dispositivos de sinalização para o mercado
de trabalho.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |