$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DESVELANDO A INCLUSÃO EM NEGOCIAÇÕES DE PAZ POR MEIO DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: AS MULHERES E OS DIÁLOGOS DE HAVANA ENTRE O GOVERNO DA COLÔMBIA E AS FARC-EP (2012-2016)
Autor: ISA LIMA MENDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MONICA HERZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53511
Catalogação:  02/07/2021 Liberação: 02/03/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53511&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53511&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53511

Resumo:
Esta pesquisa aborda a questão da inclusão nas negociações de paz de um ângulo diferente daquele normalmente empregado pela literatura de Estudos sobre Paz e Conflitos (PCS). Este tema vem ganhando cada vez mais atenção nas últimas décadas: embora por muito tempo tenha sido visto apenas como uma fonte de perturbação no caminho de acordos políticos, a inclusão da sociedade está lentamente sendo aceita como uma perturbação necessária à construção de acordos legítimos e de uma paz duradoura. O desconforto que motiva esta investigação decorre da frequente despolitização e instrumentalização da inclusão no contexto da negociação e mediação da paz. A inclusão é muitas vezes tratada como uma entidade benigna que visa cultivar a legitimidade de um novo sistema político, enquanto sua natureza política inerente – as articulações políticas, disputas e exclusões que envolve – recebem pouca atenção. A literatura tende, portanto, a tratar tanto o processo de paz como o sistema político em negociação como um dado, neutralizando as disputas e exclusões que se renovam ou se criam pela reinvenção política envolvida em um processo de paz. Essa discussão não é de forma alguma dispensável se se quiser refletir sobre a construção da paz e a prevenção de conflitos em longo prazo, ou mesmo sobre a inclusão política em geral e a atual crise vivida pela democracia representativa. No esforço de politizar essa discussão, a tese disseca a ideia de inclusão nos processos de paz, analisando-a pelas lentes conceituais da representação política. Ao contrário de nossa tendência contemporânea de considerar a representação apenas o produto pontual de eleições periódicas, aqui o conceito é tomado em uma interpretação crítica e ampliada, considerada no contexto de seus dilemas atuais e sua relação complexa com a participação política, particularmente à luz da teoria democrática feminista. Além das eleições e da autorização formal, a pesquisa considera a representação política possível e presente em situações diferentes dos ambientes institucionalizados usuais, tais como as negociações de paz. Uma dupla estratégia é buscada para enfrentar esse desconforto: uma, uma discussão teórica da literatura existente sobre inclusão, que é relida por meio de sua interpretação como questão de representação política; e a segunda, uma observação empírica desse debate no contexto do caso colombiano, mais especificamente o papel das mulheres nos diálogos de Havana entre o governo e as FARC-EP (2012-2016). Esta parte se baseia na documentação disponível (declarações e relatórios oficiais, acordos de paz, material da mídia, relatórios da sociedade civil) e em um trabalho de campo realizado em Bogotá em novembro de 2018.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui