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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SOBRE O IDEAL DE AUTONOMIA: UMA LEITURA PSICANALÍTICA Autor: SUELLEN PESSANHA BUCHAUL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA ISABEL DE ANDRADE FORTES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48299
Catalogação: 26/05/2020 Liberação: 26/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48299&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48299&idi=2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48299&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48299
Resumo:
Título: SOBRE O IDEAL DE AUTONOMIA: UMA LEITURA PSICANALÍTICA Autor: SUELLEN PESSANHA BUCHAUL
Nº do Conteudo: 48299
Catalogação: 26/05/2020 Liberação: 26/05/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48299&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48299&idi=2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48299&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48299
Resumo:
Esta tese propõe investigar o discurso de ideal de autonomia que se faz
presente na sociedade ocidental contemporânea de maneira significativa. Por um
lado, ele atravessa instituições – como a escola – sob a forma de um imperativo, de
uma exigência à autonomia. Por outro, se apresenta nos discursos individuais como
um apelo à autonomia, como um modo subjetivo para livrar o sujeito de seu
sofrimento. Partimos da hipótese de que o imperativo à autonomia não apenas se
traduz como uma exigência, mas também como uma urgência em nossa época. Para
compreender como isso ocorre, procuramos fazer uma genealogia histórica e
antropológica sobre a figura da autonomia a fim de compreender a construção desse
ideal como discurso imperativo no cenário social contemporâneo. Em seguida,
percorremos as teorias de J. Lacan e D. W. Winnicott, especificamente as
problematizações que trazem à noção de autonomia. O primeiro analisa a
autonomia como uma ideia delirante, da ordem do impossível para o sujeito barrado; o segundo faz uma crítica à imposição de o sujeito ser autônomo, mas considera
que a autonomia, quando desdobrada de forma espontânea pelo self, é um aspecto
essencial no processo de amadurecimento emocional, sendo inclusive necessária à
saúde do sujeito. Por fim, são apresentadas vinhetas retiradas de nossa experiência
na clínica e em instituições escolares e, com base nelas, sustentamos a tese de que
a autonomia pode ser uma resposta encontrada pelo sujeito para lidar com a
precarização dos laços familiares e sociais; em outras palavras, a autonomia tornase urgente na medida em que ele não tem com quem contar.
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