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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PROVAS DE ESPANHOL DO ENEM: UMA AVALIAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA Autor: MARIANA DA SILVA MIRANDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
ELENA ORTIZ PREUSS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47512
Catalogação: 16/04/2020 Liberação: 16/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47512&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47512&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47512
Resumo:
Título: PROVAS DE ESPANHOL DO ENEM: UMA AVALIAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA Autor: MARIANA DA SILVA MIRANDA
ELENA ORTIZ PREUSS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47512
Catalogação: 16/04/2020 Liberação: 16/04/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47512&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47512&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47512
Resumo:
Esta dissertação insere-se na área da Psicolinguística e teve como objetivo
analisar como alunos de Ensino Médio fazem a leitura das provas de espanhol do
ENEM, identificando os custos associados à compreensão dos textos. A pesquisa
envolveu (i) a análise linguística das provas de 2010 a 2017 e das habilidades de
leitura, conforme as matrizes de referência do ENEM e do PISA e (ii) o exame
das estratégias de leitura empregadas na realização da prova de 2017. Foi
comparado o desempenho de 44 alunos com tempos distintos de exposição à
língua espanhola (pelo menos 50 horas/aula vs. menos de 17 horas/aula). Os
dados foram obtidos por meio do programa de gravação de tela Active Presenter e
do rastreador ocular Tobii Pro-X3 120 Hz. Os principais aportes teóricos foram
pesquisas no campo da leitura e da Psicolinguística do Bilinguismo. Os resultados
indicam diferenças de complexidade entre as provas quanto às estruturas e o
vocabulário, foco em habilidades de integração e interpretação de textos, e uso e
função social das estruturas. A taxa de acertos foi inferior a 50 por cento, com
desempenho superior para o grupo com maior exposição à língua na atividade no
rastreador ocular. A média de tempo para realização da prova foi compatível com
o previsto para o ENEM. Não houve diferença significativa entre os grupos
quanto ao número de releituras e poucos iniciaram a leitura pelo enunciado. Em
relação aos parâmetros oculares, também não há evidências de desempenho
distinto.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |