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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PROFESSORES QUE FAZEM MESTRADO E PERMANECEM NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: MOTIVAÇÕES E OBJETIVOS Autor: LORENA FORTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RALPH INGS BANNELL - ORIENTADOR
INEZ TEREZINHA STAMPA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47495
Catalogação: 16/04/2020 Liberação: 15/07/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47495&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47495&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47495
Resumo:
Título: PROFESSORES QUE FAZEM MESTRADO E PERMANECEM NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: MOTIVAÇÕES E OBJETIVOS Autor: LORENA FORTI
INEZ TEREZINHA STAMPA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47495
Catalogação: 16/04/2020 Liberação: 15/07/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47495&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47495&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47495
Resumo:
A crise do capitalismo na década de 1970 ensejou, ante a necessidade de se
investir menos e reaver os lucros, uma nova estratégia de exploração do trabalho,
chamada de flexibilização. Para dar conta do novo formato produtivo, a pauta da
flexibilização adentrou a legislação trabalhista e a normatividade no setor
educacional, marcando sobremaneira o ideário prevalente na contemporaneidade.
Tanto as leis de contratação do trabalhador, como o modo de formá-lo para o
trabalho foram flexibilizados. E esse novo cenário produtivo acabou por configurar
um novo arranjo social, a Sociedade do Conhecimento, cuja tônica é a importância
de se preparar para um mercado de trabalho em que o conhecimento, a informação
e a tecnologia têm primazia, com uma formação, ao mesmo tempo, baseada em
competências. Sob o novo ideário, é aprovada, no Brasil, a nova Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (número
9.396/96), que passa a requerer a formação
docente de Nível Superior para a atuação na Educação Básica. Sendo que a
formação de professores para a Educação Básica segue de maneira fragmentada,
tanto entre áreas disciplinares, como entre níveis de ensino, não contando o país,
nas instituições de Ensino Superior, com uma faculdade ou instituto próprio,
formador desses profissionais, com uma base comum formativa. Tais condições
ensejam uma disputa acerca da definição sobre onde, quando e como deve ser
realizada a formação dos professores da Educação Básica, e, sobretudo, a quem
compete essa tarefa. Nesse campo de disputa, observa-se que o número de docentes
com mestrado na Educação Básica tem crescido significativamente nos últimos
anos. A pesquisa, então, buscou — à luz das contribuições do materialismo
histórico dialético — entender por que professores desta etapa de ensino procuram
o mestrado acadêmico em Educação e por que, após a conclusão do curso,
permanecem trabalhando na Educação Básica. O trabalho contou com a análise de
mais de 500 currículos (da Plataforma Lattes) de egressos do mestrado de três
programas de pós-graduação em Educação (PPGE/PUC-Rio, ProPEd/Uerj e
PPGE/UFRJ), e valeu-se de 12 entrevistas com egressos dos três PPGE que
permaneceram na Educação Básica após a conclusão do curso. A hipótese que foi
levantada e se sustentou após a análise dos dados obtidos foi que cada vez mais
professores da Educação Básica estão procurando o mestrado como uma alternativa
de formação continuada, com vistas a preencher lacunas deixadas por uma
formação inicial insuficiente, assim como para aumentar a própria empregabilidade
e poder gozar de melhores condições de trabalho, também no âmbito da própria
Educação Básica (campo maior de emprego que a Educação Superior), e não
somente, para a atuação no Nível Superior.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |