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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO NA CONCEPÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Autor: RONNY MACHADO DE MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
FABIANO ANTONIO DOS SANTOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46754
Catalogação: 06/02/2020 Liberação: 06/02/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46754&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46754&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46754
Resumo:
Título: ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO NA CONCEPÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Autor: RONNY MACHADO DE MORAES
FABIANO ANTONIO DOS SANTOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46754
Catalogação: 06/02/2020 Liberação: 06/02/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46754&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46754&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46754
Resumo:
Este estudo teve como foco investigar como se dá o processo de formação de conceitos científicos, especificamente no ambiente de uma sala de aula, utilizando como metodologia a Teoria Geral da Atividade do psicopedagogo russo Alexei Nikolaivich Leontiev (1903-1979), apoiado pela Teoria Histórico-Cultural do bielo-russo Lev Semienovich Vigotski (1896-1934), com interlocução com a Teoria da Assimilação de Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988). Orientou-se pelo pressuposto de que o ensino estruturado, segundo os princípios da Teoria Histórico-Cultural, converge para o processo de formação dos conceitos científicos, promovendo o desenvolvimento das funções complexas, da estruturação da consciência e da constituição da personalidade. Partiu-se da seguinte questão: como se dá o processo de construção dos conceitos científicos, especificamente no ambiente de uma sala de aula? A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida na cidade de Corumbá (MS), numa escola estadual, com três turmas do primeiro ano do ensino médio e suas respectivas professoras. Foram acompanhadas e analisadas diversas sequências didáticas na disciplina de biologia. O método empregado foi o dialético. Os instrumentos de coleta de dados
foram: entrevistas semi estruturadas, questionários e diário de campo. A pesquisa trouxe evidências de que as questões relativas à motivação, à contextualização dos conceitos, à função da avaliação e ao papel do ensino médio na educação básica compõem aspectos fundamentais a serem considerados no processo ensino aprendizagem dos conceitos científicos. Também demonstrou que a Teoria Geral da Atividade constitui um valioso recurso para a análise do processo educativo, especialmente aquele relacionado à formação de conceitos científicos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |