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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RECONHECIMENTO DO NÚMERO GRAMATICAL E PROCESSAMENTO DA CONCORDÂNCIA DE NÚMERO NO SINTAGMA DETERMINANTE NA AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Autor: JOSE FERRARI NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LETICIA MARIA SICURO CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4285
Catalogação: 09/12/2003 Liberação: 09/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4285&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4285&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4285
Resumo:
Título: RECONHECIMENTO DO NÚMERO GRAMATICAL E PROCESSAMENTO DA CONCORDÂNCIA DE NÚMERO NO SINTAGMA DETERMINANTE NA AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Autor: JOSE FERRARI NETO
Nº do Conteudo: 4285
Catalogação: 09/12/2003 Liberação: 09/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4285&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4285&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4285
Resumo:
Este trabalho consiste em uma caracterização inicial das
habilidades de processamento presentes nas crianças que
adquirem o sistema de número gramatical em português. Foi
realizada uma coleta longitudinal de dados de produção
durante 4 meses com 2 crianças de 24-28 meses e 21-25
meses, cujo objetivo foi obter dados de produção
lingüística semi-espontânea que permitissem identificar
exemplos de produção de formas flexionadas em número.
Realizaram-se também 3 experimentos de reconhecimento de
imagens, com crianças de 18 a 28 meses e 30 a 42 meses, os
quais visavam a verificar (i) se a criança distingue
nome flexionado em número de nome não-flexionado; (ii) se a
criança percebe onde se localiza a marca de número no
português em palavras de seu vocabulário e em pseudo-
palavras que remetem a objetos inventados; e, por fim,
contrastar dados de experimentos semelhantes relativos a
gênero gramatical, de modo a averiguar se crianças
processam concordância de número no DP. A hipótese de
trabalho que orienta esta dissertação é a de que a
informação relativa a número contida nos elementos que
formam a categoria funcional Determinante (D) é
crucial para a identificação do sistema de número no
português. Os valores relativos a número identificados nos
elementos da categoria D como marcado/não marcado são
interpretados semanticamente como singular e plural por
meio do mecanismo da concordância, sendo a identificação do
número gramatical mais custosa do que a do gênero
gramatical em virtude de o número ser um traço opcional e
de este traço veicular informação semântica a ser associada
a classes morfofonológicas identificadas no Det e no Nome.
O modelo de língua assumido nesse estudo é o sugerido pelo
Programa Minimalista (Chomsky, 1995).
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
ANEXOS E BIBLIOGRAFIA |