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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA? Autor: SOLANGE DE ALMEIDA CARDOZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MENGA LUDKE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4147
Catalogação: 19/11/2003 Liberação: 19/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4147
Resumo:
Título: UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA VIA DE MÃO DUPLA? Autor: SOLANGE DE ALMEIDA CARDOZO
Nº do Conteudo: 4147
Catalogação: 19/11/2003 Liberação: 19/11/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4147&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4147
Resumo:
O estudo Universidade e escola: uma via de mão dupla?
propõe-se a investigar as repercussões da escola na
universidade, via um projeto de parceria para a formação
de professores. O campo de estudo é o Projeto de Parceria
Universidade-Escola para Formação Inicial e Continuada de
Profissionais da Educação, que vem sendo desenvolvido
pela PUC-Rio em parceria com seis escolas da 2a CRE da
SME/RJ. Os informantes da pesquisa foram os estudantes e
professores do Curso de Pedagogia e os professores das
escolas parceiras. O estudo mostra que, apesar de ainda
ser pequena a aproximação da escola com a universidade,
ela se apresenta em reflexões de seus professores e em
algumas ações desenvolvidas na interação ensejada por
este Projeto.
Estágios mais duradouros e participativos onde os
estudantes não se comportam como meros expectadores
possibilitam que estes, ao interagir com professores
experientes, tenham melhores possibilidades de
desenvolverem uma aprendizagem profissional. Isso permite
reconhecer os professores experientes das escolas como co-
formadores. O estudo traz, também, informações de
estágios realizados pela Universidade Laval do Québec em
parceria com escolas, apresentando sugestões para
estágios mais interativos. As análises feitas neste
estudo permitem apontar a parceria como uma via
promissora para a formação de professores.