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Coleção Digital
Título: PEDRAS-ESPELHO: UMA CONVERSA COM A ESCRITA DE JIMMIE DURHAM Autor: MAIRA EUSTACHIO VOLTOLINI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FREDERICO OLIVEIRA COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34847
Catalogação: 21/08/2018 Liberação: 21/08/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34847&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34847&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34847
Resumo:
Título: PEDRAS-ESPELHO: UMA CONVERSA COM A ESCRITA DE JIMMIE DURHAM Autor: MAIRA EUSTACHIO VOLTOLINI
Nº do Conteudo: 34847
Catalogação: 21/08/2018 Liberação: 21/08/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34847&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34847&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34847
Resumo:
A dissertação apresenta uma leitura de obras do artista visual e escritor Jimmie Durham (1940). A escrita é parte fundamental de seu trabalho, e se faz presente tanto na forma de ensaios e poemas como em pinturas, esculturas e instalações. Por ter nascido nos EUA de suposta ascendência escocesa e cherokee, o pensamento de Durham transita por cosmovisões distintas. Ele provoca a linguagem, contesta os limites identitários, reelabora geopolíticas e confunde a noção hegemônica de História. Sua obra escancara os absurdos da normalidade e aponta para a permanência de mecanismos de segregação, opressão e exploração de origem colonial, instigando uma autocrítica do pensamento ocidental. Esta dissertação trata também de trabalhos e textos desenvolvidos pelo artista para o contexto específico brasileiro, e inclui a transcrição de uma conversa inédita com ele. Durham catalisa a imaginação em direção a outro modo de existência, do qual a cosmologia e a temporalidade inscritas nos idiomas ameríndios fazem parte. Esta dissertação conta com escrita de aspiração descolonizadora, acionada pela pulsação da potência estética e intelectual da obra de Jimmie Durham.